2022: tendências tecnológicas das empresas para este ano

post_tendencias2022

Compartilhe:

Com a aceleração que houve de várias tecnologias, suas capacidades e aplicações, principalmente de 2020 para cá, existe um planejamento de diversas empresas brasileiras, que trarão mudanças significativas em 2022.

Embora este acontecimento ocorra de forma diferente para cada uma delas, uma coisa está muito clara para os especialistas em TI de todo mundo, estamos em uma era tão tecnológica, que pensar em qualquer tipo de inovação sem o uso da tecnologia, é praticamente impossível.

Por isso, seguindo a tendência que já vem acontecendo com grandes empresas, conforme temos observado, elaboramos este conteúdo para dar uma visão mais próxima da realidade, do que deve ser colocado em prática em boa parte das empresas brasileiras em 2022. Vejamos algumas delas:

 

Inteligência Artificial

 

O uso da Inteligência Artificial (IA), há pouco tempo atrás, parecia coisa de filme de ficção cientifica, mas existe uma lista grande de aplicações desta tecnologia para 2022 em sistemas, aplicativos mobile e outros dispositivos.

Embora existam estudos de desenvolvimentos para utilizar a inteligência artificial em diversos outros setores e sistemas, as áreas que mais investiram e utilizam a IA neste momento, são o setor financeiro, Streaming de músicas, vídeos, Market places e redes sociais.

Porém, a novidade para o ano de 2022 está no aumento do uso desta tecnologia para operação das máquinas da linha de produção, digitalizando todo o processo produtivo de uma indústria.

Muitas corporações já estão se adequando para incorporarem esta inovação, que irá aumentar a produtividade de suas linhas, produzindo produtos com menores custos e maximizando seus ganhos.

Trabalho híbrido

A rotina de trabalho ficou bem diferente para as empresas desde que a pandemia do Covid-19 começou em 2020. A solução universal para o problema que impediam os colaboradores de irem para o trabalho, foi a adoção do home office.

O que ninguém esperava, é que este modelo de trabalho fosse surpreender as empresas com seus excelentes resultados, mesmo com as limitações de interação dos meios virtuais de comunicação.

Em decorrência desta situação, surgiu o trabalho híbrido, onde o profissional passa a contar com avançados recursos e suportes tecnológicos para desempenhar suas tarefas de trabalho, utilizando o melhor dos dois mundos, ou seja, de casa e do escritório.

O conceito do trabalho híbrido visa munir o colaborador de recursos e capacidades, para que ele possa realizar seu trabalho de qualquer lugar e com alta produtividade, que antes só era possível dentro das instalações do escritório da empresa.

Para que isso seja possível, tecnologias como Cloud Computing e outros recursos da transformação digital, foram implementados e disponibilizados para que os colaboradores tenham mais agilidade no dia a dia de trabalho, independente de onde esteja.

Cloud Computing

 

O Cloud Computing é um assunto que tem causado uma certa discordância entre alguns especialistas, pelo fato de alguns defenderem o uso exclusivo da tecnologia para armazenamento dos dados das empresas.

Polêmica a parte, o Cloud Computing chegou e realmente está revolucionando o mercado, dando acesso, principalmente, para pequenas e médias empresas poderem utilizar a tecnologia da informação através do processamento de dados de última geração.

De acordo com um estudo da Gartner, as plataformas nativas do cloud Computing, que estão hospedando as plataformas nativas, serão a base para mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025.

Experiência do Usuário

 

Com a utilização cada dia maior dos meios digitais pelas pessoas, principalmente para compras através do e-commerce, motivou uma mudança de hábito do consumidor, exigindo uma nova forma de apresentação e interação das empresas com o público.

Este acontecimento foi maximizado com a chegada da pandemia, que acabou inserindo no mercado digital, pessoas que não confiavam ou que não tinham costume de comprar por lá.

Por este motivo, empresas estão e devem continuar investindo cada vez mais na Experiência do Usuário, ou UX (User Xperience), para promover uma melhor experiência em todas as fases do processo de compra, para seus clientes.

Segurança digital

 

A segurança digital ou cibersegurança, nunca esteve tão requisitada na era da informação quanto está atualmente, principalmente, em relação ao crescimento do número de acesso e ao uso da tecnologia por uma quantidade cada vez maior de pessoas, profissionais e empresas.

Os ataques cibernéticos são uma realidade e tem prejudicado, além de pessoas, inúmeras instituições privadas e órgãos do governo com os ataques de hacker, o que torna a segurança digital uma prioridade para todos nós.

Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa hoje a 5ª colocação dos países que mais sofrem com ataques digitais no mundo, registrando até julho de 2021, mais de 9 milhões de casos, segundo o relatório da SonicWall.

Por este motivo, daqui para frente as empresas também precisam considerar a segurança digital um tipo de “segurança patrimonial”, pois verdadeiramente, os dados e informações possuem alto valor e importância para determinados grupos de pessoas.

Atualização da infraestrutura tecnológica

 

Tudo o que falamos até aqui, diz respeito a transformação digital das empresas. Mas este termo se refere também ao conceito de atualização da infraestrutura tecnológica de uma organização.

Isso porque não há como implementar nenhuma das tecnologias citadas nos tópicos anteriores, sem possuir uma infraestrutura tecnológica moderna, capaz de suportar as demandas que tais tecnologias exigem.

Este processo tem como objetivo principal, manter as empresas vivas, ou seja, aptas a serem competitivas diante do novo cenário mercadológico enfrentado pelas organizações.

Temos visto muitas empresas se atualizando em suas infraestruturas de TI para fazerem uso das tecnologias de ponta, buscando aumentar seu desempenho através do processamento de dados, algoritmos e da Inteligência Artificial.

A atualização da infraestrutura de TI foi uma tendência em 2021, e continuará sendo uma tendência no ano de 2022, uma vez que esta atualização é imprescindível neste processo, que permitirá às empresas terem acesso às novas tecnologias de ponta.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO