5 tendências em TI e conectividade para ficar de olho

5-tendências-em-TI-e-conectividade-para-ficar-de-olho

Compartilhe:

O uso crescente da Tecnologia da Informação (TI) é irreversível. Boa parte do investimento em TI é destinada às tendências tecnológicas. Uma estimativa da consultoria IDC indica que mais de US$ 274 bilhões serão investidos em TI Corporativa na América Latina, apenas nesse ano.
A Cisco fez algumas previsões de tendências em TI para os próximos 3 anos. Conheça algumas delas:
1. Mix de dispositivos e conexões
No mundo todo, a quantidade de dispositivos e conexões tem crescido mais rapidamente que a população e os usuários de internet. As conexões M2M (Machine-to-Machine, em português Máquina a Máquina) serão a tecnologia com crescimento mais rápido até 2020, seguida de smartphones, TVs conectadas e Blu-ray. Os computadores estão em declínio, mas, curiosamente, serão em maior número que os tablets.
A previsão aposta que 74% do número total de dispositivos (fixos e móveis) estarão nas mãos do consumidor final em 2020, enquanto o setor corporativo será responsável pelos 26% restantes.
2. IPv6 e conectividade da internet de todas as coisas
Com o esgotamento de slots IPv4 em algumas partes do mundo, a migração para um ambiente IPv6 já é uma necessidade. Segundo a Organização Mundial de Lançamento de IPv6, operadoras fixas e móveis ao redor do mundo estão implantando o IPv6 e começando a notar uma geração de tráfego significativa.
A previsão da Cisco é de que, em 2020, haja quase 13 bilhões de dispositivos (fixos e móveis) compatíveis com IPv6. Em termos globais, 90% dos smartphones e tablets devem ser compatíveis com IPv6 em 2020 e o conteúdo disponível nessa tecnologia deve atingir 35% do total. Com essa oportunidade no horizonte, já há provedores adaptando os seus sites e serviços.
3. Disponibilidade de vídeo
A soma de todas as formas de vídeo (vídeo na internet, vídeos compartilhados, jogos via streaming, videoconferência e vídeo sob demanda) deve representar 82% do tráfego total da internet em 2020. O crescimento do conteúdo em vídeo tem feito o fluxo de tráfego na internet se transformar de algo relativamente estável (característica do peer-to-peer [P2P]) para um padrão mais dinâmico.
Um dos responsáveis por esse movimento é o download de jogos. Consoles mais atuais, com alta capacidade de armazenamento, permitem que, em vez de comprar games em disco, os gamers baixem em seus equipamentos diretamente. O tráfego relacionado a jogos representa hoje 2% do uso doméstico de internet e deve atingir 4% nos próximos anos.
4. Serviços online
Até 2020, TV digital e redes sociais serão os dois serviços com maior penetração, atingindo 87% e 76%, respectivamente. O produto com maior crescimento na internet residencial serão os jogos online — acelerado pelos melhoramentos tecnológicos em computadores e consoles (gráficos, sensor de movimento, reconhecimento gestual e outros).
No âmbito corporativo, a previsão é de que a videoconferência pessoal será o serviço que mais irá crescer até 2020. Isso se deve à melhoria da qualidade e o decréscimo do preço das conexões.
Até lá, a população mundial de usuários de internet residencial fixa vai atingir 2,4 bilhões, enquanto o número de casas com TV será de 1,8 bilhão. Já a população corporativa global da internet será de 2,2 bilhões de pessoas e o número de usuários corporativos deve atingir 577 milhões.
5. Mobilidade (Wi-Fi) continua a se mover rapidamente
A Cisco estima que, até 2020, haja cerca de 433 milhões de hotspots Wi-Fi públicos (em 2015, eram 64 milhões) — a maior parte deles na China, seguida por Estados Unidos e França. Nesse cenário, devem crescer, também, os homespots: modelo em que os assinantes liberam parte da capacidade de sua conexão residencial para uso casual. Até 2020, as redes móveis e Wi-Fi serão responsáveis por 78% do tráfego da internet.
Um levantamento da iPass indica que o Brasil está em nono lugar em número de hotspots por habitante, com, aproximadamente, 10 pontos de acesso comerciais por mil habitantes. A maior fornecedora é a Oi, que informa ter, sozinha, mais de 2 milhões de hotspots.
Que tal acompanhar a gente para ficar sabendo de outras novidades em tecnologia e as principais tendências em TI? Basta nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e YouTube.

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO