5G ainda em 2021, afirma Ministro das Comunicações

post_5g

Compartilhe:

Brasil terá até o final de 2021 pelo menos 20 localidades com acesso ao 5G, afirmou o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante uma reunião realizada na Câmara dos Deputados em Brasília.

O anúncio veio após um longo período de estudos e discussões sobre qual o tipo de tecnologia o país iria adotar, e a definição das regras para o leilão que será realizado entre as empresas aptas a concorrerem, tendo a vencedora o prazo até o dia 31 de julho de 2022 para implementação em todas as capitais do país.

O Ministro declarou ainda que zonas rurais do país terão prioridade na implementação da nova tecnologia de conectividade, permitindo aos trabalhadores do campo acompanharem a produção de suas lavouras e pastos, até a chegada destes insumos aos supermercados.

Durante a reunião o Ministro mencionou que a empresa Huawei, não preenche os critérios exigidos para algumas operações e, portanto, não irá concorrer na construção da rede privada de comunicação que abrangerá o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria Geral da República.

Dentre as exigências da licitação, está a obrigação da companhia vencedora oferecer a todos os municípios com mais de 600 habitantes, pelo menos a tecnologia do sinal 4G.

Outra exigência é implantar o sinal de internet nos 48 mil quilômetros de rodovias federais, para ajudar na comunicação dos diversos agentes que trabalham na logística de distribuição da produção brasileira.

Sobre o atraso na elaboração das regras para o leilão, o Ministro disse que tiveram que ser consideradas todas as opções de conexão 5G disponíveis no mercado, o que gerou um estudo mais apurado destas tecnologias.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO