A importância de um projeto luminotécnico

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe o que é luminotécnica? Se não, mostraremos a importancia deste estudo, e porque ele é indispensável para um novo projeto, ou reforma de um ambiente.

A luminotécnica, termo ainda desconhecido por muitos, é o estudo da implementação e utilização da iluminação artificial ideal para qualquer ambiente, sejam eles internos ou externos.

Porque projetar a iluminação de um ambiente é importante?

O projeto luminotécnico é capaz de deixar ambientes mais do que bem iluminados, mas, adquado para as funções para o qual ele foi desenvolvido, sejam bem realizadas.

Um projeto luminotécnico começa pela definição do objetivo que se deseja alcançar por meio da iluminação de um determinado ambiente, ao público ao qual será exposto.

Os projetos luminotécnicos, comuns em Shopping Centers, Lojas, concessionárias de automóveis, salas de escritórios e residências, produzem resultados tanto estéticos, quanto de produtividade.

Mas, muitos passam desapercebido destes detalhes, contudo, para cada ambiente além dos mencionados acima, são utilizadas técnicas que produzirem efeitos específicos no público.

Fatores que influenciam no desenvolvimento de um bom projeto

Nos escritórios, por exemplo, a iluminação não pode ser excessiva e gerar cansaço, dores de cabeça, mas também não podem ter pouca luz provocando o relaxamento do pessoal e atrapalhar uma simples leitura.

Uma vitrine iluminada com cores ou lâmpadas impróprias, pode tirar a percepção do público ao produto exposto, fazendo com que ele perca o destaque que precisa.

Dentro deste conceito, não podemos ignorar o fato de tornar os ambientes sempre confortáveis, ou seja, permitir que um local seja aconchegante e não carregado e cansativo.

Entenda o que é iluminação eficiente

Um erro muito comum é achar que iluminação eficiente se trata apenas de economia, neste caso, o objetivo é obter melhores resultados por meio da iluminação.

Então, quando não se conhece os objetivos e resultados de um projeto luminotécnico, a tendência é seguir apenas para o lado da economia.

Estudar o ambiente e desenvolver um projeto luminotécnico é indispensável para identificar quais componentes serão utilizados para alcançar o objetivo desejado para aquele ambiente.

Portanto, aspectos técnicos e de design são considerados na escolha dos componentes do conjunto de iluminação dos ambientes, como lâmpadas, luminárias ou refletores.

O resultado desta soma, são efeitos visuais admiráveis, uma iluminação agradável, conforme o objetivo do ambiente, ao que chamamos iluminação eficiente.

A Inforrede é especializada em projetos luminotécnicos para ambientes residenciais e institucionais. Entre em contato conosco e veja como podemos tornar a iluminação do seu ambiente eficiente e moderno.

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO