A importância do data center na segurança digital: como proteger os dados da sua empresa?

A-importância-do-data-center-na-segurança-digital-como-proteger-os-dados-da-sua-empresa

Compartilhe:

A chegada da era digital representou uma revolução no mundo empresarial e as atividades comerciais tornaram-se mais dinâmicas e competitivas. Todavia, uma das consequências negativas dessa revolução é a dependência da tecnologia.
A exemplo disso podemos destacar que muitas empresas ficam impossibilitadas de manter suas atividades quando ocorre falta de acesso a seus dados principais. Na maioria das vezes, essa falta de acesso é proveniente de problemas no data center.
Dado o atual cenário dinâmico e competitivo, a impossibilidade de atuar por determinado período de tempo pode representar prejuízos incalculáveis. Se sua empresa preza pela proteção e disponibilidade de dados, este post te ajudará nisso! Confira:
O que é data center?
O data center, ou centro de processamentos de dados, é um local onde ficam alojados, em especial, equipamentos de atuação direta no processamento tais como servidores, switches, roteadores, dispositivos de memória de massa, etc., e aqueles destinados à proteção e segurança dos demais, com atuação indireta do objetivo principal de processar, tais como nobreaks, sistema de refrigeração e ar e câmeras de monitoramento.
Qual a importância do data center?

Devido ao seu próprio conceito, é nele que ocorre todo o tráfego de dados de todos os departamentos da empresa. Esses dados são desde informações sigilosas de cadastros de clientes até documentos de domínio restrito referente a planos estratégicos de atuação da empresa.
Dessa forma, a sua importância se dá tanto pela função de processar quanto daquilo que se processa. Uma falha no data center de uma empresa pode acarretar uma simples privação de uso do correio eletrônico ou uma complexa e onerosa atividade de restauração de dados perdidos.
Como proteger os dados da sua empresa?
Para que sua empresa tenha mais proteção a partir do data center, algumas dicas importantes devem ser seguidas. Umas referem-se à concepção do projeto para construção do data center, mas vamos direcionar o foco para as dicas daqueles já construídos.
Aqui vão elas:

  1. Mantenha o data center limpo com os racks organizados: as atuações dos técnicos nos racks configuram um ambiente dinâmico, pois estão em constante mudança. Para obter êxito em limpeza e organização, há necessidade de se estabelecer uma rotina de manutenção mensal, evitando acúmulo de poeira e cabos desorganizados fora das guias do rack;
  2. Backup: realizar cópias de segurança evita perdas irreparáveis. O backup pode ser feito automaticamente ou manualmente. Se for automático, é importante criar uma rotina de verificação mensal ou semanal. Além disso, a empresa deverá decidir em quais partições serão feitas as cópias de segurança e a sua periodicidade. Uma solução econômica é o cloud backup ou backup na nuvem. Aqui, a empresa economiza por não haver necessidade investir em equipamentos, como discos de gravação;
  3. Controle de acesso: os problemas em data centers podem ser provenientes de falhas humanas. Daí a importância de controlar o acesso aos locais. Esse controle pode ser simples como a disponibilização de chaves dos locais e racks especiais conforme o nível de autonomia de cada profissional credenciado. O controle pode ser também sofisticado a partir da utilização de tecnologias específicas, como autenticação de acesso com cartões ou biometria e gerenciamento de visitas;
  4. Sistema de suprimento energético, geradores ou nobreaks: apesar de não atuarem diretamente na proteção dos dados em um data center, eles são importantes para manter o sistema de CFTV, alarme e refrigeração atuando quando da falta da concessionária. Por isso, necessitam ser bem dimensionados — e contemplados na inspeção e manutenção preventiva;
  5. Redundância: dados especiais cuja disponibilidade ou perda podem representar sérios prejuízos à empresa devem ter redundância tanto dos equipamentos de processamento quanto dos destinados à proteção, como nobreaks e ar-condicionados.

Para que haja garantia da execução das dicas aqui mencionadas, as empresas devem utilizá-las como protocolos de boas práticas. Isso requer uma gerência da tecnologia da informação auxiliada por uma equipe capacitada. Entretanto, a empresa que não possui equipe dedicada pode procurar essas soluções por meio de outsourcing em TI. O que representa uma solução mais econômica e eficiente.
O data center, como acabamos de descrever, tem papel fundamental para as atividades da empresa. Entretanto, um mundo de outros assuntos relevantes você encontra em nosso blog clicando aqui.

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO