Aplicações práticas com a Termografia

Aplicações-práticas-com-a-Termografia

Compartilhe:

Saber a importância da Termografia no seu negócio pode ser um grande diferencial competitivo no mercado. Eliminar riscos, prevenir acidentes e trabalhar com segurança são alguns dos benefícios de fazer uso da Termografia. Conheça agora as aplicações práticas desse serviço, no qual a Inforrede tem vasto know-how.
A temperatura
Temperatura é uma grandeza física muito importante na ciência e na indústria. Ela determina as condições de sobrevivência de determinada espécie, velocidade de reações químicas, fenômenos físicos etc.
A termografia
Termografia é a técnica de medição de temperatura a partir de uma imagem termográfica, gerada por equipamentos específicos com tecnologia de ponta. Dentre vários fabricantes, a Inforrede utiliza os equipamentos da Fluke:

Princípio de funcionamento do medidor termográfico
Todo objeto emite radiação infravermelha proporcional à sua temperatura. A imagem termográfica é gerada pela captação desta radiação. Nessa concepção, os equipamentos que geram essas imagens utilizam a tonalidade da cor para representar a temperatura. Desta forma, a partir de uma temperatura de referência cada pixel da imagem digital gerada representa uma temperatura, segundo sua tonalidade de cor.
Aplicações práticas
A termografia permite realizar inspeções preventivas de qualquer sistema no qual determinado comportamento da temperatura é indicativo de patologia. Referente aos circuitos elétricos podemos destacar a sua aplicação para verificar as condições de quadros de energia em estabelecimentos, como padarias, frigoríficos, condomínios, hotéis, escolas e comércio em geral.
Assim, como monitoramos a nossa pressão arterial para evitarmos doenças do coração, a inspeção termográfica é importante enquanto o problema não desencadeia em falha ou acidente. É difícil obter a cura de uma doença depois que ela se instaura. O mesmo ocorre com as falhas na instalação elétrica.
Um curto circuito em um quadro elétrico pode provocar falhas não programadas, perda de produção e acidentes. Como exemplo, podemos relembrar o incêndio do edifício Joelma, em 1974, que deixou 191 mortos e mais de 300 feridos. A causa do acidente foi uma falha elétrica em um equipamento de ar-condicionado.
Equipamentos de ares-condicionados ainda são as principais alternativas para se resolver problemas de temperatura em empresas e estabelecimentos, quando o projeto arquitetônico não é capaz ou não levar em consideração. O problema é que esses equipamentos demandam elevado gasto de energia e, na maioria dos estabelecimentos, não há reserva energética para eles.
Estabelecimentos que sofreram inserção de ares-condicionados sem a revisão do projeto elétrico devem providenciar inspeção termográfica nos quadros de energia a fim de verificar possível sobrecarregamento elétrico.
Monitorar a condição térmica de quadros elétricos é essencial para evitar transtornos. De maneira rápida e barata, o responsável pelo estabelecimento, o empreendedor ou síndico, solicitam esse serviço para a empresa. O profissional, com habilidade para tal, executa os procedimentos e emite o relatório das condições dos quadros elétricos.


Exemplo de relatório com imagem térmica do QGBT (quadro geral de baixa tensão):

QGBT.IS2 01/11/2010 00:09:53 A IMAGEM APRESENTA UM AUMENTO DE TEMPERATURA NO CABO DE ALIMENTAÇÃO, PORÉM ESTE AUMENTO ESTÁ DENTRO DA MÁXIMA CAPACIDADE PERMITIDA EM REGIME CONTÍNUO, QUE É DE 70°C DE TEMPERATURA.

Imagem de luz visível IMAGEM DO QGBT

 


Importante destacar que tudo é realizado sem a necessidade de desligar os circuitos, sem parar a produção. Quanto mais equipamentos funcionando durante a inspeção melhor porque o ideal é simular o pior caso para registrar o comportamento térmico da rede elétrica.
O controle pode ser feito a cada 2 meses. Ao final de um ano, o empreendimento já possui dados suficientes para avaliar a evolução da demanda de energia. Caso ocorra ampliações, reformas na instalação elétrica, remanejo de muitos equipamentos ou instalação de novos, aconselha-se a inspeção no mesmo dia.
A termografia é utilizada amplamente na indústria. Rolamentos, mancais deslizantes, esteiras, correias transportadoras, engrenagens, máquinas rotativas etc. são inspecionados nas manutenções preditivas sem parar a produção. O relatório informa as condições dos equipamentos, servindo de base para o agendamento da manutenção corretiva programada.

Outra aplicação desta tecnologia trata-se da verificação da eficiência de sistema de ar condicionado e câmaras frias. É possível detectar a fuga de ar refrigerado ou entrada de calor. Após a correção da falha do isolamento térmico, o empreendimento reduz gasto de energia elétrica.

Pode-se concluir, portanto, que a termografia possui vasta aplicação no comércio e indústria. Você, empreendedor, lembre-se que essa tecnologia representa a forma mais segura na detecção dos problemas do seu negócio. Entre em contato com a Inforrede.
 

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO