Armazenamento e processamento de dados: qual a importância deste processo?

post_hd

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Todos de alguma forma temos alguma ideia do que seja armazenamento e processamento de dados, ou o que isso significa, mas poucos conhecem realmente a importância deste processo dentro de uma organização.

Embora definir um conceito sobre esta atividade exercida pela equipe de TI seja complexo, podemos dizer que o armazenamento de dados são métodos e tecnologias para obtenção, retenção e utilização das informações, no formato digital.

No artigo de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre a importância do armazenamento e processamento dos dados, e como este trabalho impacta o dia a dia das empresas.

Diferença entre dados e informações

 

Para começarmos, é importante tirarmos uma dúvida corriqueira entre as pessoas, que nos ajudará para uma melhor compreensão sobre o assunto.

É muito comum as pessoas confundirem dados com informações, ou vice e versa. E como se sabe, são conceitos completamente diferentes, embora um seja derivado do outro.

O que é um dado?

 

Os dados são frações de um registro qualquer como números, nomes ou características de alguma coisa. A principal compreensão de um dado é que ele é um registro não processado.

Uma forma simples de aprendermos sobre as diferenças entre dados e informações, é entendermos que os dados são um tipo de matéria prima da informação, portanto, ele precisa ser trabalhado para que então, possamos extrair dele as informações.

Processamento dos dados

 

Podemos encontrar dados em uma mesma fonte, mas que não irão dizer nada se estiverem soltos ou desorganizados, e sem uma descrição inicial sobre sua utilidade.

Imagine uma planilha de preço feita no Excel, preenchidas com valores, nomes de produtos e quantidades, mas sem nenhum tipo de formatação das células, campos ou descrições. Apesar dos dados estarem lá, esta falta de organização torna impossível a obtenção de sua informação.

Seguindo o exemplo da planilha, a partir do momento que existe uma formatação das células, campos com títulos específicos das colunas, a leitura dos dados inseridos pode ser realizada.

Neste exemplo, podemos dizer que o resultado da soma dos preços da planilha, é o processamento dos dados que foram inseridos nela, e que se tornaram uma informação. De forma semelhante os sistemas de computadores das empresas processam suas informações.

O que é uma informação?

 

Informação é o resultado, ou uma constatação sobre um fato, padrão ou comportamento dos dados obtidos, após seu tratamento e análise.

A princípio, as informações eram apenas dados desorganizados, mas após serem submetidos a processos, métodos, e hoje, com as novas tecnologias como algoritmos e Inteligência Artificial, é possível conseguir informações extremamente precisas.

Podemos acrescentar dizendo que enquanto os dados estão dispersos, as informações seguem uma linha lógica, dando direções, porque já foram interpretados.

Benefícios do armazenamento e processamento dos dados para as empresas

Após conhecermos mais sobre a diferença entre dados e informação, sobre o que são dados, e o que é informação, vamos conhecer os benefícios que este processo traz para as empresas.

Assertividade na tomada de decisão

 

Desde que o sistema de processamento de dados surgiu, ele tem tornado a vida de gestores e empresários um pouco mais fácil, uma vez que, a tecnologia do tratamento dos dados, produzem informações que apontam cenários mais seguros, direcionando-os nas tomadas de decisão.

A partir da disponibilização de informações mais concretas oferecidas aos gestores da empresa, a tomada de decisão passou a ser mais assertiva, proporcionando resultados mais expressivos para muitas organizações.

Podemos afirmar que de todos os benefícios que o processo de armazenamento e processamento de dados oferece para uma empresa, sem dúvida este é um dos mais significativos.

Produtividade das equipes de trabalho

 

A produtividade de toda empresa depende das ferramentas que ela possui em suas mãos para executar suas tarefas diárias, e neste caso, o sistema de informação da empresa, responsável por armazenar e processar os dados e transformá-los em informações, influenciam diretamente em seus resultados.

Podemos destacar nesta questão que, manter equipamentos, hardwares ou softwares obsoletos na infraestrutura de TI de uma empresa, diminuem tanto na sua capacidade de processamento dos dados, quanto na segurança de seu sistema.

Portanto, podemos dizer que a produtividade das equipes de trabalho é garantida pela confiança do bom funcionamento do sistema, como pela sua rapidez de processamento, interferindo diretamente no tempo de execução das tarefas diárias.

Informação sempre disponível

 

A partir do armazenamento e processamento dos dados, as empresas podem contar com um sistema de informação em rede, que permitirá aos seus colaboradores acessarem seus arquivos sempre que necessário, e de qualquer lugar.

Como os arquivos estão armazenados no sistema, seja em um provedor cloud ou servidor local, o usuário que estiver autorizado e possuir a senha de acesso, poderá acessá-lo a partir de vários tipos de dispositivos.

Essa possibilidade facilita a vida dos usuários do sistema, que poderão em questão de segundos acessar e alterar um dado no arquivo, e enviá-lo instantaneamente para outra pessoa de um celular, por exemplo.

Segurança das informações

 

Um dos grandes desafios para as empresas hoje em dia, está em manter suas informações seguras, diante das constantes notícias sobre invasões hackers aos sistemas das organizações.

Estas situações podem ser minimizadas com o armazenamento correto das informações, backups recorrentes dos arquivos e sistemas, atualizações dos softwares e principalmente, manter uma infraestrutura de TI sempre modernizada.

Quando falamos em segurança, a modernização tecnológica fica ainda mais evidente, pois quanto mais novos os equipamentos utilizados, mais seguros se tornam devido as constantes atualizações que muitas vezes já não estão presentes nas versões mais antigas.

Estas e outras práticas fazem parte de uma rotina que devem ser sagradas, para dar ao sistema de informação da empresa, maior capacidade para combater invasões e ataque de vírus.

Processamento de dados e a Transformação Digital

 

Não há como falar em armazenamento e processamento de dados sem falarmos na Transformação Digital, uma vez que o mercado está exigindo das organizações esta mudança tecnológica que vêm impactando o mundo.

Através da Tecnologia da Informação, cada vez mais, milhares de organizações e a sociedade de forma geral, está gerenciando sua comunicação, trabalho e serviços, que deixaram de ser manuais e se tornaram digitais.

Neste processo, as empresas fazem uso da tecnologia para aumentar seu desempenho, buscando através do processamento de dados, hoje auxiliado pelos algoritmos e Inteligência Artificial, informações que lhes garantam melhores resultados.

A Transformação Digital vai além de uma substituição dos processos manuais para digitais, mas também de cultura organizacional, gestão e melhores práticas de trabalho, com foco no aumento da produtividade e qualidade de vida dos colaboradores.

Outro aspecto muito importante no processo da Transformação digital está no relacionamento com o público, principalmente por ele ser a maior fonte de informação das empresas.

Tipos de armazenamento de dados

 

Quando falamos em armazenamento de dados, em geral estamos falando sobre um sistema integrado de hardware e softwares usados para obter, armazenar e processar os dados inseridos no sistema.

As empresas hoje podem optar por diversas arquiteturas de armazenamento, conforme suas necessidades, como: NAS – Network Attched Storage, DAS – Direct Attached Storage, SAN – Storage Area Network.

Estas arquiteturas se dividem basicamente em dois tipos: armazenamento em servidores próprios ou locais, ou armazenamento em nuvem, também conhecido como servidor cloud.

Armazenamento de dados em servidores próprios ou locais

 

Estes armazenamentos podem ser feitos por provedores locais, normalmente dentro de uma sala exclusiva do setor de TI das empresas, ou pequenos gabinetes conectados a um microcomputador, dependendo da necessidade de armazenamento da empresa.

Armazenamento de dados em nuvem, ou servidor cloud

 

Existem também os armazenamentos em nuvem, ou servidor cloud, serviço de aluguel de espaço em servidores gigantes, mas com o mesmo objetivo do servidor próprio, que está em outro local e é acessado remotamente pela internet.

Esta solução de armazenamento “terceirizada”, vem sendo a escolha por algumas empresas, que na prática, não desejam ter o trabalho de gerenciamento destas infraestruturas.

Independente de qual a forma de armazenamento e processamento dos dados de uma empresa, seja em servidor cloud ou servidor local, é extremamente importante que esta atividade seja realizada da melhor forma possível.

Pois, como vimos, os benefícios deste trabalho fazem toda a diferença para manter uma organização saudável e competitiva no mercado.

Deseja saber mais sobre infraestrutura de armazenamento e sistemas de informação, entre em contato conosco por meio de um de nossos canais de atendimento ao cliente, e converse com nossos especialistas. Será um prazer falar com você!

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO