Backup em nuvem: por que você já deveria estar investindo nisso

Backup-em-nuvem-por-que-você-já-deveria-estar-investindo-nisso

Compartilhe:

Independentemente do porte da sua empresa, é absolutamente necessário contar com um backup em nuvem. Embora o modelo convencional de cópia de segurança ainda se mostre como uma solução útil para os negócios, também é uma ferramenta vulnerável a diversos riscos, como paradas técnicas e falha humana.
Para acabar com esse problema, muitas organizações trocaram o backup convencional pelo modelo em nuvem, mudança que traz inúmeras vantagens. Confira algumas:
1. Total disponibilidade
O uso de um servidor físico para fazer o backup acarreta diversos riscos, como falhas, interrupções bruscas e paradas, problemas que potencialmente levam à perda de dados.
Esse cenário pode levar tempo para ser revertido, afetando gravemente a empresa.
Já o backup em nuvem permite que os dados e informações corporativas fiquem totalmente disponíveis e possam ser acessados de qualquer lugar, desde que se tenha uma conexão à internet. Como tudo é virtualizado, não há o risco de perda de dados em caso de falhas.
2. Segurança de dados
No backup convencional, a empresa faz a cópia de segurança dos dados em um equipamento exclusivamente direcionado para essa função. Porém, existe o risco de furtos,incêndio, quedas de energia, levando também à perda dos dados salvos.
O backup em nuvem elimina esses problemas, já que os dados são alocados em servidores e data centers protegidos, eliminando os riscos físicos e deixando as informações totalmente seguras e protegidas contra a violação de dados.
Ou seja, as informações continuarão existindo, independentemente do que ocorra na infraestrutura da empresa. Portanto, o backup em nuvem é a melhor escolha para quem deseja otimizar o parque tecnológico de sua empresa de modo a evitar falhas.
3. Flexibilidade do backup em nuvem
Uma das maiores vantagens do backup em nuvem para empresas é a flexibilidade que o sistema oferece, independentemente do porte da empresa. Esse tipo de backup consegue atender todas as necessidades do negócio.
O volume de informações de uma organização é muito grande. Nesse caso, o backup na nuvem se ajusta às necessidades organizacionais. Se a demanda aumenta, a nuvem armazena mais informações. Se ela diminui, o backup também se ajusta automaticamente, sem que o gestor tenha de se preocupar com espaço físico.
4. Baixo custo
Além de oferecer diversos benefícios para as empresas, o backup em nuvem ainda possui um custo totalmente acessível. Os gastos com essa ferramenta são proporcionais à quantidade de recursos utilizados. Ou seja, só se paga pelo que se utiliza.
Outro ponto importante é que, ao adotar o backup em nuvem, a organização não precisa investir altas quantias em espaço físico, equipe especializada, infraestrutura, hardware, logística, entre outros, reduzindo o impacto no orçamento corporativo.
5. Sustentabilidade
Com a solução de backup em nuvem, a empresa não tem a necessidade de implementar salas de servidores (data centers), o que incide em um menor custo com energia elétrica e com equipamentos de ar-condicionado.
Além disso, há também a diminuição da emissão de carbono no meio ambiente, o que ajuda as organizações a contribuírem para que a TI verde deixe de ser apenas um discurso e se torne realidade.
Para obter todas as vantagens que o backup em nuvem pode oferecer, seu negócio precisa contar com uma empresa provedora do serviço que dê suporte durante todo o processo e ofereça as melhores alternativas com eficiência e confiabilidade.
A Inforrede tem as mais diversas ferramentas de Gestão de TI para clientes corporativos, incluindo a solução de backup em nuvem de alta confiabilidade. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO