Backup recorrente: importância desta rotina para sua empresa

post_bkp

Compartilhe:

O backup recorrente de dados é uma das rotinas mais importantes quando falamos de segurança da informação de uma empresa, onde em muitos casos, a informação possui caráter de diferencial competitivo.

Seja através de uma falha no sistema, ataque hacker, vírus ou picos de energia, perder tais informações, podem resultar em prejuízos irreparáveis para qualquer organização.

Por estes motivos, muitas empresas estão se preocupando cada vez mais com a rotina do backup recorrente, sendo considerada o primeiro passo para a segurança digital.

O que é o backup recorrente de dados?

 

O backup recorrente de dados é uma técnica estratégica de segurança digital, que cria uma cópia de segurança dos arquivos cruciais do banco de dados da empresa, em períodos pré determinados.

Esta ação considera os arquivos que são essenciais para o funcionamento da empresa, que priorizam arquivos como contratos, sistemas operacionais, cadastro de clientes e funcionários.

Para adotar o sistema de backup para sua empresa, é necessário que você saiba qual o tipo de backup se adequa para o seu negócio.

Tipos de backups

 

Backup físico

 

O backup físico normalmente é realizado por HD externos e tem como vantagem a portabilidade, além de permitir a atualização diária.

Nas grandes empresas, porém, utiliza-se o servidor dedicado, principalmente pela privacidade e segurança oferecida por este sistema, para quem não deseja compartilhar o Data center.

Backup em nuvem

 

O backup na nuvem é o modelo onde a empresa ao invés de implementar um datacenter para armazenamento de suas informações, contratam uma empresa que oferece este serviço de forma remota.

Este novo modelo tem atraído muitas empresas pela facilidade e baixo custo, além de não exigir das empresas nenhum tipo de mão de obra especializada para sua manutenção.

Backup completo

 

Como o próprio nome já sinaliza, o backup completo realiza a cópia de todos os arquivos do sistema da empresa. Sua conveniência é a reprodução exata do sistema e suas configurações.

Backup incremental

 

No caso do backup incremental, são salvas apenas as modificações que foram realizadas desde o último backup, não sendo necessário armazenar as demais informações, já que elas foram salvas em backups anteriores.

Backup diferencial

 

O backup diferencial é bem semelhante ao incremental, mas com uma única diferença, ele usa como referência o último backup completo.

Periodicidade dos backups recorrentes

 

A periodicidade de backup recorrente de uma empresa, varia conforme a sua necessidade, ou seja, quanto mais importantes forem as informações, mais recorrentes eles devem ser.

Portanto, esta periodicidade deve ser acordada junto ao departamento de TI da empresa e os setores administrativos, para estabelecerem o período ideal, que em alguns casos podem ser diários.

Como foi dito acima, para cada tipo de empresa, existe um tipo de backup apropriado, que varia de acordo com a demanda e necessidade de cada organização.

Contudo, uma coisa é certa, o backup recorrente se faz necessário para toda empresa, independente do tamanho e tipo. Esta rotina permitirá que as informações da sua empresa estejam sempre resguardadas.

Consulte-nos sobre nossas soluções de backup recorrente que melhor se adequa ao seu negócio. Temos mais de 20 anos de experiência de mercado e uma equipe altamente capacitada para atender sua empresa.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO