Banco de dados: porque ele é fundamental para o futuro da sua empresa

db_post

Compartilhe:

O banco de dados é um lugar físico composto por equipamentos de armazenamento chamados servidores, que são preparados para receber os dados gerados por uma empresa de forma organizada, estruturada e em formato digital, para que futuramente possam ser acessados.

Os dados ali guardados podem ser os mais diversificados, mas costumam serem de relevância para a empresa, o que torna necessário o seu arquivamento para possível uso no futuro.

No passado, este arquivamento acontecia de forma física, ou seja, em papéis, que eram fixados em grandes fichários, colocados em caixas, e depois, alocados em um armário que ficava dentro de uma sala chamada sala de arquivos.

Hoje, graças às tecnologias como pen drives, HD’s ou SSD’s externos e os próprios PC’s, podemos guardar estes arquivos em formatos digitais, e no caso das empresas, em seus Data Centers e também na nuvem, e assim formar o banco de dados da organização.

Mas, então, por que o banco de dados de uma empresa se tornou tão importante para o seu futuro? É o que vamos ver a seguir. Acompanhe!

Dados históricos da empresa

Os motivos pelo qual as empresas guardam ou armazenam seus dados em seus servidores, podem ser diversos, sejam eles de resultados anuais, números de vendas, informações de clientes, fornecedores e tantos outros.

O interessante neste processo é que estes dados vão formando o histórico da empresa ao longo do tempo, que podem, inclusive, medir seu desempenho durante um determinado período.

Mas, o ponto que consideramos mais significativo, é que ela está registrando seu histórico, e isso possui uma grande importância para os negócios nos nossos dias.

A utilização da ciência dos dados

Com o salto tecnológico dos últimos 20 anos, mas principalmente nos últimos 2 anos, onde houve uma grande aceleração do processo de transformação digital das empresas, o banco de dados se tornou junto com a web, redes sociais e outros, uma das fontes mais valiosas de informações, na busca de soluções de problemas e no desenvolvimento de novas estratégias mercadológicas.

Assim, por meio da Ciência dos Dados, que é um trabalho desenvolvido por um profissional chamado Cientista de dados, que através de seu conhecimento de negócio, de estatística e o uso da programação, consegue garimpar, processar e extrair informações que vão se transformar em conhecimento e insigths, para que o CEO da empresa possa tomar suas decisões de forma assertiva.

Vantagem mercadológica

Através dos resultados obtidos com o trabalho de um Cientista de dados, os gestores de uma organização passam a ter em suas mãos um tipo de informação privilegiada, dando a eles uma grande probabilidade de acerto em suas decisões.

Sem dúvida, este é um grande ponto a favor desta empresa ao realizar este investimento, tendo assim, uma grande vantagem mercadológica em relação as outras empresas que não estão utilizando este recurso.

A importância de uma boa infraestrutura para armazenamento dos dados

Infelizmente, ainda é grande o número de empresas que não armazenam seus dados, ou armazenam de forma inadequada, seja por falta de conhecimento sobre a importância desta prática, ou por não possuírem uma infraestrutura adequada para o armazenamento.

Este fator pode custar caro, pois uma empresa que não possui uma infraestrutura de armazenamento dos dados apropriada, não pode ter o benefício de realizar uma análise de ciência de dados, por exemplo, além de não poder ter sempre em mãos e de forma simples, informações importantes que ajudaram a construir sua história.

Seja através de um data center ou armazenamento em nuvem, estabelecer uma cultura de arquivamento digital dos dados gerados pela empresa, além de poderem serem úteis no futuro para alguma consulta, podem ser utilizados para resolver problemas e dar vantagens estratégicas para a organização através da ciência dos dados.

Especialistas e desenvolvedores de tecnologia, concordam que as empresas que não investirem na transformação digital, ou seja, infraestrutura adequada para armazenamento, processamento e transmissão dos dados de seus negócios, irão ficar para trás, pois o mundo se tornou digital.

Deseja ter mais informações sobre infraestrutura para armazenamento dos dados do seu negócio? Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento ao cliente. Será um prazer poder te atender.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO