Cabo de fibra óptica: quais são as maiores vantagens desta tecnologia?

Cabo-de-fibra-óptica-quais-são-as-maiores-vantagens-desta-tecnologia

Compartilhe:

A expansão de serviços de computação na nuvem, VoIP e vídeo conferência tem aumentado a necessidade de conexões que sejam velozes, estáveis e confiáveis em qualquer organização. Assim, a fibra óptica se destaca como a melhor opção de investimento disponível por ser mais barata e eficiente.
Veja como funciona a fibra óptica e quais são as principais vantagens dessa tecnologia no post a seguir.
Como funciona a fibra óptica
O cabo de fibra óptica utiliza como base a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), algo como rede gigabit passiva óptica. Essa tecnologia utiliza pulsos de luz que viajam por um pequeno filamento de sílica ou vidro protegido por várias camadas de materiais isolantes e refletores que auxiliam a transmissão de dados com baixa atenuação de sinal e velocidade na casa de muitos gigabits por segundo.
Vantagens da fibra óptica
Conheça os fatores que tornam a fibra óptica a opção em transmissão de dados atualmente.
Maior capacidade de transmissão
A fibra óptica é muita mais rápida do que as conexões por fios de cobre, com velocidade que pode chegar até 1,6Tb/s. Durante os períodos de alta demanda por acesso à internet, o seu negócio não deve notar a internet abrandar.
Essa melhora na estabilidade e velocidade de conexão aumenta a produtividade dos funcionários, que não precisarão aguardar carregamentos de páginas, downloads lentos, fazer videoconferência com baixa qualidade e ruídos, etc.
Maior potência do sinal
Com internet de banda larga tradicional, usando fios de cobre, a força do sinal diminui à medida que o usuário se afasta do roteador ou switch. Com a fibra óptica isso não acontece tão facilmente. Organizações com grandes espaços podem usufruir de uma melhor intensidade do sinal em toda a instalação, sem prejudicar trabalhadores alocados em maiores distâncias.
Menor latência
A latência é um termo usado para descrever os atrasos que um pacote de dados leva para percorrer a rede de um ponto a outro. A internet de fibra óptica elimina muito dos problemas de latência que prejudica a experiência do usuário, ou seja, downloads e uploads se tornam mais rápidos e estáveis, assim como a qualidade de áudio em ligações por VoIP, entre outros benefícios.
Imunidade a interferências eletromagnéticas
Cabos de cobre são sensíveis à interferência eletromagnética, que pode ser causada pela proximidade de aparelhos elétricos ou mesmo causas naturais, como a raios em uma tempestade. Já o sinal de internet de fios de fibra óptica não se degrada ou desaparece devido a interferências, pois os dados são transmitidos através da luz, não de correntes elétricas.
Transmissões mais seguras
Hackers podem ter acesso ao cabo de internet da empresa com relativa facilidade, e qualquer vazamento na blindagem do cabo ou através de alguma outra metodologia pode permitir o roubo de informações e gerar prejuízos incalculáveis para a organização, fornecedores e clientes.
A única maneira de penetrar a Internet de fibra óptica é cortando fisicamente as fibras, o que vai fazer com que o sinal desapareça, tornando extremamente complicado o acesso aos dados. A internet de fibra óptica é um meio poderoso para aumentar a proteção da sua empresa contra criminosos.
Facilidade de instalação
Aumentar a capacidade de transmissão de cabos de fio de cobre geralmente os torna mais espessos e rígidos. Cabos grossos dificultam a instalação em locais onde eles precisam passar por dentro de paredes, por exemplo.
Os cabos de fibra são mais fáceis de instalar, uma vez que são menores e mais flexíveis. Graças a essas características, a implementação desse tipo de tecnologia chega a ser 70% mais barata, enquanto os custos operacionais – como a manutenção – podem chegar a ser até 80% menores.
O que você achou desse artigo? Ficou alguma dúvida? Para mais conteúdo como esse, nos siga nas redes sociais!

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO