Certificação de cabos de rede: vantagens da execução deste serviço

post_certific

Compartilhe:

A certificação de cabos de rede é um processo fundamental para o bom desempenho do sistema de cabeamento estruturado de uma empresa, por onde trafegam os dados essenciais para a comunicação corporativa.

Este processo costuma ser ignorado por alguns empresários no intuito de minimizar custos, o que mostra um completo desconhecimento sobre o assunto, e os graves problemas que a não realização deste serviço podem gerar para a organização.

Por isso, o conteúdo de hoje pretende mostrar o quão importante é realizar este serviço, assim como manter toda infraestrutura de cabeamento da empresa, sempre atualizada.

O que é certificação de cabos de rede?

 

Certificar um cabo de rede, significa testar um sinal ou “link” e comparar o resultado com o desempenho estimado pelas normas técnicas que categorizam um determinado tipo de cabo.

Ou seja, saber se aquela especificação de cabo instalado está correspondendo ou fornecendo dados dentro da especificação prevista na categoria que ele se encaixa.

Um exemplo simples, poderia ser um sistema que emprega cabeamento CAT 6 (Categoria 6) mas que utiliza conectores CAT 5 ou menores, que podem perder em desempenho, sofrer interferências e até não funcionar.

Em resumo, a certificação de cabo de rede significa identificar e padronizar os cabos utilizados no sistema de cabeamento estruturado, que podem ser estabelecidos conforme o projeto, a demanda ou uma reforma realizada no prédio onde está instalada.

Como é realizada a certificação dos cabos

 

A certificação de cabos de rede de um sistema, é realizada com o auxílio de equipamentos específicos para esta finalidade, conforme a definição da especificação técnica instalada e ou dos cabos que serão analisados, segundo as normas ANSI/TIA/EIA 568B.

A partir destes equipamentos, como por exemplo, o testador de cabos, utilizado para testar os cabos metálicos trançados, é possível verificar a qualidade do sinal do condutor, e identificar alguma falha.

O testador possui capacidade de saber através do envio de sinais que podem ser transmitidos pela sua central no local ou remotamente, se o mapa dos de fios do cabo está em sequência correta e se estão ligados corretamente.

Certificador de cabos

 

A partir de um equipamento chamado certificador, os técnicos realizam as medições e testam o desempenho e a funcionalidade dos cabos, de acordo com a categoria e as normas previstas para cada tipo.

O certificador possui duas unidades, a principal e a remota, uma em cada extremidade do aparelho. A principal, é responsável por enviar o sinal para a unidade remota, que retorna o sinal para a unidade principal, fazendo uma leitura de todos os parâmetros.

Com esta leitura é possível identificar a eficiência da transmissão do sinal do cabo, se está sofrendo algum tipo de interferência e se o sinal tem potência suficiente para chegar a outra extremidade do cabo.

Estas medições darão ao técnico as informações quanto a qualidade do cabeamento que analisará fatores como:

– Paradiafonia (NEXT, Near End Crosstalk);
– Perda de retorno e inserção (atenuação);
– Atraso de propagação;
– Desvio de atraso de propagação (Delay Skew);
– PS-NEXT (Power Sum NEXT);
– PS-ELFEXT (Power Sum ELFEXT);
– Relação atenuação/paradiafonia (ACR – Attenuation to Crosstalk Ratio).

Por fim, o certificador atestará se o cabo está apto, segundo os dados que foram obtidos na análise, qualificando-o conforme sua categoria, emitindo um relatório completo da análise realizada para cada cabo testado.

Quais falhas a certificação pode evitar?

 

As falhas decorrentes da falta de certificação são inúmeras, mesmo com utilização de cabos novos, mas em resumo podemos dizer que, os testes para a certificação dão ao sistema a garantia de que falhas não aconteçam.

Estas falhas são mais comuns do que parecem, isso porque os cabos podem sofrer lesões na fabricação, armazenamento, transporte e durante a própria instalação do sistema, por isso, a necessidade da certificação pós instalação.

Custo-benefício da certificação

 

Além das questões apresentadas, podemos citar ainda que a certificação dos cabos oferece ótimo custo benefício, pelo simples fato de prevenir falhas, que podem gerar inoperância dos sistemas.

Outro ponto muito importante é a eficiência do sistema que se traduz na prática, com a produtividade das equipes de trabalho com o ganho em tempo e operacionalidade.

Quer saber mais sobre Certificação de cabos de Rede? Entre em contato conosco agora mesmo, e converse com os especialistas da Inforrede.

A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência em TI, atendendo empresas do setor público e privado em todo o Brasil.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO