Cibersegurança: deixar de investir não é uma opção para as empresas

post_Cibersegurança

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A cibersegurança nunca esteve tão requisitada na era da informação quanto está atualmente, principalmente, em relação ao crescimento do número de acesso e ao uso da tecnologia por uma quantidade cada vez maior de pessoas, profissionais e empresas.

Na era digital que vivemos hoje, onde temos visto a criação de centenas de ferramentas tecnológicas que proporcionaram o aumento de nossas capacidades de comunicação, trabalho, educação, transporte e lazer, não podemos ignorar que aumentaram também os riscos digitais para a população e para as organizações.

Os ataques cibernéticos são uma realidade e tem prejudicado, inúmeras pessoas, instituições privadas e órgãos do governo, o que torna a cibersegurança uma prioridade para todos nós.

Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa hoje a 5ª colocação dos países que mais sofrem com ataques digitais no mundo, registrando até julho de 2021, mais de 9 milhões de casos, segundo o relatório da SonicWall.

Por este motivo, daqui para frente as empresas também precisam considerar a cibersegurança um tipo de “segurança patrimonial”, pois verdadeiramente os dados e informações, possuem alto valor e importância para determinados grupos de pessoas.

O que fazer para promover a cibersegurança de alto padrão

 

Planejamento da cibersegurança

O planejamento da segurança digital nas empresas é o primeiro passo para reduzir as possibilidades que seus sistemas sejam invadidos. Para que este plano funcione, é necessário conhecer muito bem cada parte do sistema de informação da empresa.

Neste planejamento é importante conhecer as portas de acesso ao sistema, mapear o caminho por onde os dados e as informações da empresa percorrem, identificar e solucionar os pontos vulneráveis, identificar as pessoas que possuem acesso, delimitar permissões para determinadas informações e utilizar senhas fortes para acesso individual.

Estes são apenas exemplos de ações que um planejamento de cibersegurança da empresa precisa ter, para maximizar a proteção das informações em seus sistemas.

Colocando todo este detalhamento em um diagrama, é possível criar soluções de segurança, e estabelecer barreiras digitais contra os ataques de forma organizada em camadas, ou seja, não deixar que o sistema dependa apenas de um tipo de segurança, mas conte com outros meios também.

Por fim em relação ao planejamento, é importante que haja um plano de gerenciamento de crise específico para a empresa, no caso de invasão de seus sistemas. Este é outro aspecto que é desenvolvido exclusivamente para cada empresa, conforme suas necessidades, capacidades e demandas.

Implementação de políticas de segurança

Este tema é praticamente uma continuação do planejamento da cibersegurança. Isso porque a definição da política de segurança, é a parte prática das ações que irão gerar a segurança do sistema de informação.

Estabelecer regras claras de condutas e ações junto aos colaboradores, além deixá-los consciente da responsabilidade de cada um pela segurança global do sistema, ajuda a manter as camadas de segurança da informação mais fortes.

Treinamento dos colaboradores

A falta de treinamento e da conscientização dos colaboradores que possuem acesso ao sistema, é uma falha grave para a implementação de uma segurança digital eficiente na empresa.

O desconhecimento dos colaboradores dos padrões estabelecidos pela política de segurança digital, são fundamentais para estabelecer uma cultura sistemática no cumprimento desta segurança.

Equipe de gestão experiente e atualizada

Possuir uma equipe de gestão com técnicos e especialistas em TI experientes, é fundamental no suporte e desenvolvimento de projetos e estratégias de cibersegurança, além de ser essencial para uma gestão profissional na manutenção geral do sistema de informação.

Deixar de investir em mão de obra especializada e experiente, pode ser um erro, pois a inexperiência do time é capaz gerar vulnerabilidade e falhas na segurança, colocando as informações da organização em risco.

Outro ponto importante que deve ser levado em conta em uma equipe, está em se manter atualizada sempre, pois constantemente as fabricantes estão atualizando ou lançando novos softwares, o que exige dos profissionais de TI também, uma atualização para poderem operar os novos recursos.

Utilização de senhas realmente fortes

As senhas são as chaves digitais que possuímos para poder acessar os diversos sistemas, programas e aplicativos hoje em dia. Mas se tratando especificamente de sistemas de informação de organizações, não podemos utilizar senhas comuns.

Um estudo realizado em 2020 pela empresa de segurança Nordpass, concluiu que as pessoas utilizam senhas tão fracas e simples, que os softwares dos hackers conseguem quebrá-las com menos de um segundo após darem o comando.

Isso acontece porque as pessoas com temor de esquecer-se da senha, acabam utilizando senhas que façam parte da vida delas como, datas de aniversários, números de identidade, dentre outros.

O problema é que o software dos criminosos, já são alimentados com estas informações e fazem uma compilação destes dados, conseguindo identificar rapidamente a senha do usuário.

O ideal para a construção de senhas é utilizar padrões que não façam sentido e sejam o mais extenso possível, combinando números, letras maiúsculas, minúsculas e caracteres. Em resumo, a complexidade da senha contribui muito na sua dificuldade de quebra.

Estas são algumas das formas que uma empresa pode adotar para tornar seus sistemas mais seguros e prevenir-se dos ataques cibernéticos, que infelizmente se tornaram comuns hoje em dia.

Se deseja ter mais informações sobre cibersegurança ou segurança digital, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada pronta para te atender.

A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência em projetos, instalações e gestão de TI, tendo atendido diversas empresas públicas e privadas em todo o Brasil.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO