Cloud Computing: solução para o armazenamento de dados

post_cloud

Compartilhe:

O Cloud Computing é um recurso tecnológico que surgiu para facilitar o armazenamento de dados, e cada vez mais tem sido adotado por empresas, executivos e até por pessoas comuns de alguns anos para cá.

O termo em inglês traduzido para o português, computação na nuvem, passa a ideia de que os dados não são armazenados em um ambiente físico.

Mas na verdade, é exatamente ao contrário, pois se trata de uma central com milhares de HDD (Hard Disc Drive) ou de SSD (Solid State Drive), chamado de servidor.

Estes servidores possuem uma imensa capacidade de armazenamento, e podem estar em qualquer lugar do mundo para receberem e enviarem todos os tipos de dados, programas e informações de forma remota pela web.

O gênio do empreendedorismo tecnológico Steve Jobs, já vislumbrava esta possibilidade em 1997 com a frase “por que carregar um disco rígido a todo momento se você pode acessar os dados remotamente.”

E esta realmente é a grande vantagem desta tecnologia, dispensar aos seus usuários os altos investimentos com servidores e Data Centers e suas infraestruturas físicas.

Cloud Computing e os seus benefícios

 

Com o surgimento deste recurso, surgiram também muitas empresas oferecendo diversos tipos de armazenamento na nuvem para sistemas, servidores, websites e etc.

Este aumento na oferta, trouxe consigo também a redução nos custos para utilizar o sistema. Portanto, um dos grandes benefícios hoje é o baixo custo em relação aos tradicionais servidores locais, o que tem levado muitas empresas a investirem em armazenamento na nuvem.

Segurança dos dados

 

As empresas prestadoras deste serviço, possuem rotinas sagradas de backups automatizados para a segurança dos dados, além da utilização das já conhecidas ferramentas de segurança instalados no sistema.

Mobilidade operacional

 

Esta característica é sem dúvida o carro chefe para utilização do Cloud Computing, pois permite que, independente onde o colaborador de uma empresa esteja, se ele tiver acesso a internet, poderá acessar de forma segura as ferramentas e dados para desenvolver seu trabalho.

Outro ponto é quando a empresa possui filiais e seus colaboradores precisam trocar informações entre si. Com o Cloud Computing, as informações estão disponíveis para todas as filiais e colaboradores ao mesmo tempo.

Informação centralizada

 

Este é outro diferencial oferecido pelo Cloud Computing, uma vez que ele impede que os dados sejam mantidos em diferentes locais e programas, e que diferentes tipos de formulários de autenticação e acesso, sejam gerados.

Outra vantagem da centralização é que, uma vez que o documento está salvo na nuvem, é possível outras equipes acompanharem em tempo real, e de forma conjunta e simultânea, realizarem a edição do documento.

Plataformas

 

Existem hoje no mercado, muitas plataformas de Cloud Computing, contudo uma que tem se destacado, é a Azure da Microsoft.

A Azure foi lançada em 2008, com o objetivo de prover uma estrutura escalável e baseada na internet, com o objetivo de facilitar o processo de aplicações e serviços na nuvem para empresas.

De lá para cá, muitas melhorias foram feitas na plataforma, que oferece hoje recursos e serviços para diferentes tipos e tamanhos de empresas.

Estes serviços podem ser empregados separadamente ou combinados, promovendo soluções conforme a demanda individual de cada empresa.

Para saber mais sobre o Cloud Computing, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada pronto para atendê-lo e oferecer todo o suporte desta solução.

Equipe Inforrede de comunicação

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO