A Tecnologia da Informação é um setor importante para as empresas que desejam aumentar a produtividade, otimizar seu desempenho, agilizar processos e elevar a qualidade de seus serviços. O contraponto é a necessidade de manter o negócio competitivo, sem incrementar as despesas. Nesse cenário, entra o outsourcing de TI.
Quer saber como aprimorar os processos do seu negócio com a ajuda da terceirização? Então veja a seguir como funciona o outsourcing de TI e as suas vantagens. Confira: O que é o outsourcing de TI? O outsourcing é a atividade que consiste na terceirização de tarefas ou serviços do seu negócio, transferindo a responsabilidade das mesmas para a empresa contratada. A terceirização pode ser aplicada em vários processos da área de TI, como: gestão de infraestrutura, automatização de processos repetitivos, serviços de backup e segurança de dados, com suporte e manutenção garantidos pelo fornecedor do serviço. Tipos de outsourcing Na área de TI, existem três modalidades de outsourcing. São eles: Offshore Outsourcing, Onshore Outsourcing e, por último, o Nearshore Outsourcing. Vamos conhecer cada um deles: 1. Offshore Outsourcing Nesse tipo de outsourcing, o desenvolvimento de novos softwares, manutenção e suporte da infraestrutura são tarefas migradas para outros países – especialmente Rússia, China e Índia. Isso acontece porque, nesses países, a mão de obra disponível é capacitada, porém mais barata, o que é atraente para empresas que fogem da instabilidade econômica nacional. O Offshore Outsourcing tem algumas falhas, como na comunicação entre idiomas distintos e o choque cultural, fatores que podem provocar atrasos e falhas no processo, apesar da boa reputação que esse método possui. 2. Onshore Outsourcing O Onshore Outsourcing é uma prática mais comum, por meio da qual as empresas terceirizam os serviços de TI para outra com sede no território nacional. Essa é uma escolha mais interessante para quem tem receio de trabalhar com profissionais estrangeiros e evita os problemas de choque cultural ou com alguma tradução equivocada. 3. Nearshore Outsourcing O Nearshore Outsourcing já é uma modalidade que promove a terceirização entre regiões/países vizinhos, cuja cultura e idioma sejam próximos. É uma prática que ganhou força nos anos 90, mas ainda é bastante utilizada por empresas que têm pólos próximos ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). Vantagens do outsourcing de TI As organizações que optam pelo serviço de outsourcing têm a vantagem de poder se dedicar apenas às atividades de desenvolvimento de seu próprio negócio, enquanto a área de TI fica nas mãos de pessoas capacitadas para mantê-la sempre atualizada, com a segurança em dia e total disponibilidade. Outro ponto positivo da terceirização, independentemente de qual das três modalidades será adotada, é a redução de gastos, já que não é necessário montar uma equipe de TI interna, reduzindo os custos com RH e previdenciários. Para as empresas que desejam diminuir o trabalho operacional e com tarefas repetitivas, o outsourcing de TI é a melhor aposta. Assim, o seu negócio pode se focar em sua estratégia principal, desenvolver produtos e serviços diferenciados e aumentar o seu valor frente ao mercado.