Como o outsourcing de TI pode ajudar a sua empresa

Como-o-outsourcing-de-TI-pode-ajudar-a-sua-empresa

Compartilhe:

A Tecnologia da Informação é um setor importante para as empresas que desejam aumentar a produtividade, otimizar seu desempenho, agilizar processos e elevar a qualidade de seus serviços. O contraponto é a necessidade de manter o negócio competitivo, sem incrementar as despesas. Nesse cenário, entra o outsourcing de TI.

Quer saber como aprimorar os processos do seu negócio com a ajuda da terceirização? Então veja a seguir como funciona o outsourcing de TI e as suas vantagens. Confira:  O que é o outsourcing de TI?  O outsourcing é a atividade que consiste na terceirização de tarefas ou serviços do seu negócio, transferindo a responsabilidade das mesmas para a empresa contratada.  A terceirização pode ser aplicada em vários processos da área de TI, como: gestão de infraestrutura, automatização de processos repetitivos, serviços de backup e segurança de dados, com suporte e manutenção garantidos pelo fornecedor do serviço.  Tipos de outsourcing  Na área de TI, existem três modalidades de outsourcing. São eles: Offshore Outsourcing, Onshore Outsourcing e, por último, o Nearshore Outsourcing. Vamos conhecer cada um deles:  1. Offshore Outsourcing  Nesse tipo de outsourcing, o desenvolvimento de novos softwares, manutenção e suporte da infraestrutura são tarefas migradas para outros países – especialmente Rússia, China e Índia.  Isso acontece porque, nesses países, a mão de obra disponível é capacitada, porém mais barata, o que é atraente para empresas que fogem da instabilidade econômica nacional.  O Offshore Outsourcing tem algumas falhas, como na comunicação entre idiomas distintos e o choque cultural, fatores que podem provocar atrasos e falhas no processo, apesar da boa reputação que esse método possui.  2. Onshore Outsourcing  O Onshore Outsourcing é uma prática mais comum, por meio da qual as empresas terceirizam os serviços de TI para outra com sede no território nacional.  Essa é uma escolha mais interessante para quem tem receio de trabalhar com profissionais estrangeiros e evita os problemas de choque cultural ou com alguma tradução equivocada.  3. Nearshore Outsourcing  O Nearshore Outsourcing já é uma modalidade que promove a terceirização entre regiões/países vizinhos, cuja cultura e idioma sejam próximos.  É uma prática que ganhou força nos anos 90, mas ainda é bastante utilizada por empresas que têm pólos próximos ao Mercado Comum do Sul (Mercosul).  Vantagens do outsourcing de TI  As organizações que optam pelo serviço de outsourcing têm a vantagem de poder se dedicar apenas às atividades de desenvolvimento de seu próprio negócio, enquanto a área de TI fica nas mãos de pessoas capacitadas para mantê-la sempre atualizada, com a segurança em dia e total disponibilidade.  Outro ponto positivo da terceirização, independentemente de qual das três modalidades será adotada, é a redução de gastos, já que não é necessário montar uma equipe de TI interna, reduzindo os custos com RH e previdenciários.  Para as empresas que desejam diminuir o trabalho operacional e com tarefas repetitivas, o outsourcing de TI é a melhor aposta. Assim, o seu negócio pode se focar em sua estratégia principal, desenvolver produtos e serviços diferenciados e aumentar o seu valor frente ao mercado.

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO