Computação em nuvem: o que é e quais são suas vantagens

post_cloudcomput

Compartilhe:

A computação em núvem é a prova definitiva que estamos na era da informação, onde todos estamos conectados por diversos tipos de dispositivos à internet, que hospeda milhões de dados na nuvem.

Mas você sabe o que é a nuvem? Conhece as vantagens de se hospedar os dados de uma empresa na nuvem? Neste post, iremos falar um pouco mais sobre esta tecnologia que está mudando a realidade de milhares de mepresas.

O que é Computação em Nuvem?

 

O nome Computação em Nuvem vem da tradução da tradução literal do Inglês Cloud Computing, .

Trata-se de uma central com milhares de HDD (Hard Disc Drive) ou de SSD (Solid State Drive), ou seja, um Data Center gigantesco, que existem exclusivamente para atender empresas de qualquer lugar do mundo, via internet.

Toda empresa, por meio de uma equipe de TI, precisa armazenar e gerenciar as informações das diferentes áreas ou setores que existem na sua estrutura organizacional como: administração, vendas, produção, logística etc.

De certa forma, cada setor precisa do outro, e por isso, estão interconectados por sistemas e softwares que trabalham no tráfego das informações que fluem de setor em setor.

Para que este fluxo de informação da empresa aconteça, é necessário que haja uma infraestrutura local composta por diversos equipamentos e conexões, além de uma equipe de técnicos para gerenciar e monitorar todo este sistema.

Toda esta infraestrutura local muitas vezes não é viável para a empresa, e com a tecnologia da computação em nuvem, toda esta infraestrutura e trabalho são realizados pela empresa prestadora deste serviço.

Assim, ao contratar os serviços de Computação em Nuvem, chamados também de Provedores Cloud, a empresa contratante passa a contar com a uma infraestrutura externa (Data Center), oferecida por empresas especializadas, como é o caso do Azure da Microsoft.

Vantagens da computação em nuvem

 

Acesso a tecnologia de ponta

 

Comprar um sistema de gestão de última geração para uma empresa que está começando ou de pequeno porte, está totalmente fora de cogitação.

Assim, uma das grandes vantagens da Computação em nuvem é que este serviço permite que mesmo as pequenas empresas, tenham acesso a recursos de tecnologia de ponta, pagando proporcionalmente ao que usa.

Facilidade e flexibilidade

 

A facilidade oferecida pelas prestadoras deste serviço, permitem que o usuário defina com poucos comandos ao acessar a plataforma, se quer aumentar ou diminuir sua infraestrutura de TI de forma simples e rápida.

E a flexibilidade existe pelo fato de saber que, caso o usuário decida aumentar a capacidade, sempre haverá disponibilidade de espaço, independente de quantas pessoas estiverem acessando o sistema.

Economia de custos

 

A primeira vantagem que podemos destacar neste serviço, é que a empresa contratante paga apenas pelos recursos utilizados, o chamado “Pay-per-use”, ou seja, é semelhante a forma como se paga pela utilização da energia elétrica, por exemplo, usou-pagou.

Como resultado do sistema pay-per-use, a utilização da computação em nuvem permite que as empresas economizem com custos de infraestrutura, como servidores e switches, e menor utilização de mão de obra.

Capacidade de armazenamento

 

A capacidade de armazenamento do serviço de Computação em nuvem é muito maior se comparado ao de um Data Center interno de uma empresa.

Obviamente não é infinito, mas não há como medir sua capacidade de hospedagem, uma vez que sua infraestrutura é preparada para expandir.

Para se ter uma ideia da capacidade destes servidores, as empresas que prestam estes serviços, atendem centenas de grandes organizações de diversos lugares do mundo.

Segurança dos dados

 

Este é sem dúvida um dos grandes desafios para as empresas hoje em dia. Com os dados e segredos industriais digitalizados e armazenados em computadores, os sistemas precisam sempre realizarem backups para protegê-los contra qualquer imprevisto.

Na Computação em Nuvem, as empresas que prestam este serviço possuem rotinas sagradas de backups automatizados para a segurança dos dados, além da utilização das já conhecidas ferramentas de segurança instalados em seus sistemas.

Informação centralizada

 

Este é outro diferencial oferecido pela Computação em Nuvem, uma vez que ele impede que os dados sejam mantidos em diferentes locais e programas, e que diferentes tipos de formulários de autenticação e acesso, sejam gerados.

Outra vantagem da centralização é que, uma vez que o documento está salvo na nuvem, é possível outras equipes acompanharem em tempo real, e de forma conjunta e simultânea, realizarem a edição do documento.

Para saber mais sobre Computação em Nuvem, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada pronto para atendê-lo e oferecer todo o suporte desta solução.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO