Conheça os transtornos gerados por um computador infectado por vírus

2Conheça-os-transtornos-gerados-por-um-computador-infectado-por-vírus

Compartilhe:

Vírus de computador são um grande problema para empresas, uma vez que eles vêm se tornando cada vez mais sofisticados. Esses pequenos softwares são tão letais que podem causar prejuízo de milhões para empresas e instituições.

Atualmente, essas “pragas digitais” ganharam força e conseguem apagar dados, capturar informações, impedir o uso de um sistema, entre muitos outros graves danos. Descubra neste post os principais problemas causados por um computador infectado por vírus:

Perda do controle da máquina

Típico transtorno gerado por Trojans ou cavalos de Tróia, que assumem o controle da sua máquina e arquivos de forma remota. Esse programa malicioso pode se mostrar para o usuário bloqueando a tela com uma mensagem debochada e impedindo o uso do mouse e teclado ou, simplesmente, ficar na surdina, sem que o usuário perceba — o que claro, não é nenhum bom sinal.

Perda de dados

Algo bem típico da maioria dos vírus é fazer com que o usuário perca todos os dados armazenados naquela máquina, destruindo fotos, vídeos, arquivos, programas, o que for. Isso acaba gerando um grande transtorno para o usuário corporativo, pois seus colaboradores não podem trabalhar sem seus arquivos.

Utilizar um ponto de restauração do computador para tentar voltar no tempo e acessar tudo como era naquele momento é uma alternativa que nem sempre funciona.

Captura de dados

Típico ataque de programas espiões. É feito completamente na surdina e o usuário nem percebe. Normalmente é um link que vai para uma página em branco, quem acessa imagina que algo deu errado e segue a vida, enquanto, em segundo plano, um software com o único intuito de capturar seus dados – principalmente bancários – está agindo.

Eles também podem roubar credenciais e senhas de sites, como redes sociais, para clonarem identidades.

Invasões

As invasões podem acontecer por diversos motivos: roubo de dados, instalação de programas que vão garantir ao invasor acesso ao seu computador de forma simples — mesmo se você usa um antivírus —, vigiar o usuário a fim de descobrir informações sobre sua vida, entre muitos outros.

Chantagem

A chantagem pode acontecer de duas formas: a primeira com a captura de dados, arquivos, vídeos pessoais de uma máquina, com ameaça de expor para um grupo ou para o mundo algo que o proprietário não deseja que seja visto; ou a máquina pode ficar totalmente inacessível, com uma mensagem avisando que aquele computador está bloqueado por um certo período de tempo ou até que se faça o pagamento exigido.

Caso o pagamento não seja efetuado no tempo estipulado ou o material é exposto ou totalmente destruído, causando um incômodo e prejuízo sem tamanho para os envolvidos. Para evitar esse tipo de vírus (ransomwares) é necessário a utilização de um bom firewall.

A solução para evitar esses problemas é a instalação de um antivírus que seja parte de um pacote completo de proteção contra os mais variados tipos de pragas digitais e mantê-lo ativo sempre. Vale lembrar que cada atualização do seu sistema é importante também, pois corrige brechas por onde esses programas conseguem entrar. Além disso, sempre invista em atualização e qualificação dos seus colaboradores com boas práticas para que não sejam alvo fácil.

Viu como um computador infectado por vírus pode ser problemático? Para evitar dores de cabeça, confira o nosso artigo sobre como proteger melhor sua rede corporativa!

 

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO