Engenharia elétrica: a aliada do setor produtivo da sua empresa

post_eletrica

Compartilhe:

A engenharia elétrica possui grande importância no desenvolvimento de outras áreas, sendo impossível imaginar qualquer tipo de avanço tecnológico sem a sua influência e contribuição.

A operacionalidade de toda empresa, passa pelas aplicações do conhecimento desta área, fundamental para o funcionamento da infraestrutura do sistema produtivo de toda corporação.

Neste conteúdo, vamos mostrar como a engenharia elétrica interfere no dia a dia de toda empresa, e como ela pode influenciar nos custos de produção.

A engenharia elétrica na tecnologia da automação

 

Os processos de produção hoje em dia, são automatizados. Isso significa dizer que fazem parte deste processo, circuitos, motores elétricos, relés, cabos, nobreaks, solenoides, além dos mecanismos hidráulicos que na maioria dos sistemas, são acionados por bombas elétricas.

Obviamente, para que todos estes componentes funcionem, a eletricidade precisa agir sobre eles de forma coordenada, com pulsos e intensidades certas para que cada um cumpra seu papel dentro deste mecanismo.

Expondo de uma forma simples, a tecnologia da automação é a soma de todos os esforços e conhecimentos da engenharia elétrica, que foram projetados para executar uma determinada tarefa dentro de uma fábrica.

Assim, a engenharia elétrica está presente desde o desenvolvimento, funcionamento e na manutenção dos componentes elétricos dos sistemas de produção de toda empresa.

A engenharia elétrica no processo de manutenção

 

Diversos fatores como desgastes, mudança de rotinas de produção, elevação da temperatura, ampliação ou instalação de novos equipamentos, podem alterar o funcionamento normal das máquinas e dos circuitos elétricos que as alimentam, e de todo o sistema produtivo da companhia.

Após sofrerem algum desgaste por qualquer dos motivos citados acima, todo o sistema ou um determinado circuito pode estar trabalhando com sobrecarga, o que pode na melhor das hipóteses, aumentar o consumo elétrico.

Por outro lado, na pior das hipóteses, o circuito pode superaquecer e iniciar um processo de incêndio, que seria catastrófico para qualquer empresa.

Portanto, por exigir conhecimentos muito específicos, todo sistema de produção deve ter uma equipe de engenharia técnica pronta para inspecionar regularmente todos os componentes, levantando os dados sobre as condições de operação das máquinas e equipamentos.

Por meio destes dados, laudos são emitidos comprovando a eficiência de funcionamento, inclusive, no cumprimento de exigências da legislação, como por exemplo, para funcionamento no ambiente de trabalho.

A Termografia no auxílio da segurança operacional

 

Como forma de prevenir qualquer situação de risco de acidentes, e ainda evitar maiores gastos com a conta de energia ao final do mês, a termografia é indicada como serviço de segurança preventiva dos sistemas elétricos.

A Termografia é a técnica de medição de temperatura a partir de uma imagem termográfica geradas por um equipamento específico, como o Fluke, que tem a capacidade de indicar alterações de calor de determinados circuitos, impedindo-os de entrarem em colapso.

A partir de inspeções preventivas, é possível identificar o circuito que está trabalhando com sobrecarga, e consequentemente, a origem dos motivos que estão provocando este problema.

Manutenção elétrica preventiva

 

O objetivo da manutenção preventiva dos sistemas elétricos, é reduzir ao máximo a probabilidade de falhas dos componentes que pertencem ao sistema, evitando, por exemplo, paradas na produção.

Para isso, é importante que toda empresa tenha estabelecido em seu cronograma de trabalho, datas e horários para manutenção dos seus sistemas elétricos.

Estas manutenções além de evitarem paradas inesperadas da produção, podem reduzir custos com trocas antecipadas de peças e até a queima total de todo o circuito, que provariam um dano muito maior.

Com a manutenção elétrica preventiva, é possível aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos e componentes do circuito elétrico da estação ou linha de produção.

Redução no gasto com energia

 

Não há como negar que ao mesmo tempo que a energia é a grande aliada da indústria, ao mesmo tempo ele se torna a vilã no processo produtivo, pelo preço do Kw/h.

Este é um problema que alcança a grande maioria das empresas. Contudo, algumas soluções podem ser encontradas, conforme o estudo do caso de cada empresa por um engenheiro eletricista, muitas vezes com medidas simples.

Frequentemente a substituição de cabeamentos antigos, assim como, substituição de motores antigos por motores novos e mais econômicos, já fazem toda a diferença na conta de luz das empresas que costumam ser bem altas.

A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de projetos elétricos, manutenção preventiva e corretiva para empresas e indústrias de todos os portes.

Para mais informações deste e outros serviços da Inforrede, entre em contato conosco por meio de nossos canais de atendimento ao cliente. Será um prazer falar com você!

Equipe Inforrede de comunicação

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO