Análise da qualidade da energia

QUALIDADE DA ENERGIA

Da mesma forma que é possível e necessário verificar a qualidade da água para consumo humano, o mesmo se aplica quando o assunto é energia elétrica para utilização em equipamentos elétricos.

A energia elétrica fornecida pelas concessionárias se comporta como uma onda que varia no tempo, chamada onda senoidal. Porém pode acontecer de a onda senoidal aparecer distorcida devido à presença de outras ondas chamadas harmônicas. Quando isso acontece o resultado final é demonstrado na figura abaixo.

Como pode-se notar a onda resultante fica distorcida causando uma série de problemas aos equipamentos elétricos da instalação em questão. Nas máquinas rotativas ocorre aumento do aquecimento, nos transformadores ocorre perdas de energia, nos cabos de alimentação além da perda de energia ocorre sobre tensões podendo danificar o cabo, aparelhos de medição apresentam resultados incorretos na grandeza medida, e por aí vai…

Além de harmônicos a onda senoidal da rede elétrica pode apresentar variação dos seus valores. Pequenas variações da tensão são capazes de impactar amplamente no resultado do equipamento. Isto porque a relação entre tensão e potência (trabalho) possui exponencial 2. Nestas condições, por exemplo, o pão da padaria queimará e o portão acionado por motor não será capaz de abrir.

O controle da qualidade da energia garante o bom funcionamento dos equipamentos em geral porque esses foram desenvolvidos para funcionarem com determinada amplitude de tensão, frequência e ausência de harmônicos.

Porque ocorrem esses problemas de qualidade de energia?

A CEMG e demais concessionárias fornecem energia elétrica dentro de certos parâmetros de qualidade. Entretanto há equipamentos da própria instalação que produzem esses problemas como os retificadores, conversores, fornos de arco, etc.

Como resolver a situação?

A primeira etapa é descobrir o problema. Harmônicos, são difíceis de serem detectados porque equipamentos de medição como multímetros e alicates amperímetros não os encontram. Portanto, faz-se necessário utilizar analisadores de energia. Esses equipamentos especiais são capazes de fazer uma análise geral da qualidade da onda senoidal e verificar questões como amplitude, frequência e presença de harmônicos.

Analisadores mais modernos além de realizar o diagnóstico da energia são capazes de verificar a eficiência de motores industriais. Ferramenta útil capaz de prever uma queima inesperada.

Depois de encontrado o problema uma empresa especializada no caso consegue escolher qual a melhor solução para o caso.

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO
Powered by