Levantamento da demanda de energia elétrica

O controle da demanda é a medição, feita nos quadros de distribuição de circuitos, que indica o quanto os equipamentos instalados solicitam energia durante o seu regime de operação (diário, semanal ou mensal).

Dessa forma é possível estabelecer, para cada quadro, o respectivo gráfico de demanda diária que informará também a sua porcentagem de utilização (relação entre a demanda e a capacidade máxima do quadro). A partir daí o cliente saberá a condição energética de cada um deles:

DemandaSituaçãoAção
Menor que 15%Quadro subutilizadoSem necessidade de ação
Entre 15% a 90%Quadro em pleno uso da cargaMonitoramento mais efetivo
Entre 90% a 100%Quadro em seu uso máximoNecessidade de troca ou reforço

Este controle é importante porque possibilita:

  • Escolher a demanda contratada mais assertiva com a concessionária;
  • Evitar problemas em relação à disponibilidade e qualidade de energia:
    • problemas com desligamentos de disjuntores devido à sobrecarga: este caso pode acarretar em paradas de produção e gastos financeiros emergenciais para reforma do quadro de distribuição;
    • queima de equipamentos devido à ultrapassagem da queda de tensão permitida;
    • caso aconteça alguma reforma ou ampliação das instalações será possível informar qual quadro é o mais indicado para o suprimento desta nova instalação;
    • caso ocorra necessidade aquisição de algum equipamento elétrico será possível informar de antemão se a rede elétrica suporta.

O histograma anual da demanda auxilia nas decisões estratégicas de ampliação de carga bem como diagnóstico para verificação de necessidade de aumento do suprimento energético.

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO
Powered by