EUA alertam sobre aumento de ameaças cibernéticas usando IA

Compartilhe:

Autoridades americanas soltaram um alerta para o aumento de ameaças cibernéticas que fazem uso de IA (Inteligência Artificial) nos EUA e em todo o mundo.

O anúncio foi feito no último dia 5 de dezembro pela Agência de segurança digital dos Estados Unidos, após análises do próprio governo em parceria com outras agências de segurança e empresas de tecnologia.

Segundo Jen Eastely, diretora da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura (CISA) do Departamento de Segurança Interna dos EUA, as Inteligências Artificiais alcançaram grandes níveis de capacidades, e podem abordar tecnologias de produtos tradicionais facilmente.

De acordo especialistas em IA, o rápido desenvolvimento e utilização omnipresente da inteligência artificial, representam riscos de segurança significativos, que exigem a integração de medidas proteção nos sistemas desde o início de sua configuração.

Para combater estas ameaças que estão cada vez mais comum em todo o mundo, as agências governamentais de 18 países estão adotando as novas diretrizes baseadas nas recomendações de segurança cibernética de IA desenvolvidas pelo Reino Unido.

Estas diretrizes concentram-se na máxima utilização de segurança digital desde o início de desenvolvimento do projeto, na sua implantação, na manutenção da segurança cibernética e durante todo o ciclo de vida dos recursos de IA.

Com o objetivo de combater as ameaças cibernéticas, a Agência Americana divulgou também seu roteiro para o desenvolvimento responsável de ferramentas de IA pelas empresas de tecnologia, como parte de um plano para promover os benefícios da IA e impedir que sejam utilizadas de forma ilícita.

Muitas empresas de IA decidiram somar esforços ao Governo Americano, para testar novos modelos antes de seu lançamento, na busca de impedir os riscos associados a tecnologia de IA.

Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO