Falta de investimento em TI motivou fechamento de empresas em 2020

post_fechamento

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A falta de investimento em TI como inovação e tecnologia, foi um dos motivos que levou ao fechamento de empresas no ano de 2020, em decorrência ao Covid-19, que atingiu organizações de todos os setores no país.

Os dados divulgados são da Jucis-DF (Junta Comercial Industrial e de Serviços do Distrito Federal) que fez um levantamento do número de empresas que não resistiram ao período de Lockdown, provocado pelo início da pandemia no ano passado.

Segundo a junta, somente no Distrito Federal, mais de 31.700 empresas de diversos tamanhos e setores, deram baixas em seus CNPJ, apenas no ano de 2020. Estes números podem ser ainda maiores, porque nem todos tiveram condições de arcar com os custos do fechamento da empresa na junta.

De acordo com os especialistas em tecnologia que também estudam o ocorrido, entrar no mundo digital foi um problema para a grande maioria destes empreendedores, que não conseguiram superar o desafio de inovarem digitalmente em seus negócios na pandemia.

O levantamento mostrou ainda que parte considerável das empresas que fecharam as portas, eram familiares ou antigas, e que não tinham histórico de investimento em TI, ou recursos tecnológicos e inovação, seguindo um caminho contrário das empresas que iniciam hoje, que já nascem fundamentadas na tecnologia e sistemas de informação de última geração.

Como mostram os estudos sobre o setor de TI, muitas empresas estão investindo pesado na transformação digital, para se manterem vivas diante das mudanças no comportamento do consumidor, que têm o comércio digital como preferido na hora de realizarem suas compras.

Conforme explica o superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, “as coisas não vão voltar a ser como antes. Mesmo quando o funcionamento presencial for normalizado, essa vai ser a principal forma de chegar a novos consumidores”, afirma, indicando que os empreendedores precisam implantarem um modelo híbrido de seus negócios, ou seja, físico e digital.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO