Gestão de TI: como melhorar a produtividade dos seus times?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O mercado é implacável e exige cada vez mais das empresas. Hoje em dia, para provar seu valor, é necessário “fazer mais com menos”. A popularização da tecnologia veio bem a calhar nessa situação, por isso precisamos saber como aproveitar toda sua potencialidade.
Uma gestão de T.I eficiente é essencial para tornar uma empresa mais competitiva. Por essa razão, fizemos este artigo especialmente para você que está se perguntando como melhorar a produtividade de sua equipe. Acompanhe!
Otimize processos
Com alguma periodicidade, avalie os processos de sua empresa com o objetivo de simplificar tudo que for possível, eliminando barreiras que prejudiquem o bom andamento do trabalho.
Por exemplo, verifique se há possibilidade de diminuir o número de relatórios que são elaborados pelos funcionários, pois além de evitar supervisão excessiva, permite que o colaborador dedique aquele tempo a outros projetos. Além disso, ouça as sugestões da sua equipe para entender de que forma alguns processos podem ser simplificados.
Invista em infraestrutura
Nenhum colaborador se sente motivado a trabalhar com uma infraestrutura inferior ao necessário. Para que consiga o máximo da sua equipe de TI, é necessário oferecer as ferramentas adequadas e investir na infraestrutura. É preciso cuidar não só da parte física (hardware e equipamentos de qualidade) como também da parte virtual, garantindo softwares eficientes e adequados para realidade das atividades desempenhadas pelo funcionário.
Quando falamos de infraestrutura, lembre-se que estamos nos referindo também ao bem-estar e qualidade de vida da equipe, portanto pense em toda a instalação que contribua para a saúde dos funcionários (alimentação, hidratação, intervalos para descanso) e na ergonomia (mesas e cadeiras, iluminação, ventilação, etc.) de seu ambiente de trabalho.
Estipule metas inteligentes
Não crie metas inalcançáveis pois isso desestimula o time e acaba impactando negativamente a sua produtividade. Fragmente os objetivos em tarefas menores para que possam ser delegadas e coordenadas separadamente, dessa forma, o controle e execução serão mais fáceis.
As metas devem deixar de ser vistas pela equipe como obstáculos a serem superados. Explique a importância em atingir tal meta de forma que ela passe a ser encarada pela equipe como uma ferramenta que facilite o trabalho cotidiano, em vez de ser simplesmente um obstáculo a ser superado. Um projeto sólido, com pés no chão e objetivos bem definidos passa muito mais confiança, aumentando significativamente sua chance de concretização.
Invista em comunicação
A comunicação interna é a chave para integração de uma equipe e para a melhora da produtividade. É importante investir em um canal para a empresa que permita a troca de informações tanto dentro de um mesmo time quanto entre equipes distintas. Funcionários bem informados não caem nas armadilhas de trabalhos supérfluos ou retrabalhos. Quando a comunicação flui bem, o profissional se sente mais motivado como parte integrante do time, e garante que os objetivos sejam atingidos com maior agilidade.
Dê feedback de forma adequada
Para agilizar respostas da sua equipe em relação as mudanças necessárias, seja imediato com feedbacks. Reconheça publicamente o sucesso de seus colaboradores, mas quando for necessário indicar alguma melhoria, o faça em particular.
O feedback é uma ferramenta muito poderosa no aumento da produtividade, mas deve ser usado da forma adequada. Jamais diminua a autoestima de seus funcionários. Mesmo quando fizer um reconhecimento que não seja positivo, busque sempre uma forma de incentivar o trabalhador a melhorar.
Você deve alinhar estas práticas a uma observação constante e cuidadosa. Busque valorizar seu time e mantê-lo sempre motivado. Reconheça seus profissionais e esteja sempre alerta aos processos do setor. Ao sinal de queda na produtividade, faça uma análise e verifique o que precisa ser ajustado.
Sabe como melhorar a produtividade de outras maneiras? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!
bruno
infográfico importância do backup de dados

Você pode gostar

Notícias

Ano novo, site novo!

Iniciamos o ano de 2020 com nosso site de cara nova, onde teremos ainda mais divulgação de notícias e conteúdos relevantes, atualizados semanalmente para quem

Leia +
Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO
Powered by