GPON: conheça os benefícios dessa tecnologia de rede para sua empresa

post_gpon

Compartilhe:

A sigla GPON (Gigabit Passive Optical Network), em português, Rede Óptica Passiva Gigabit, é um sistema de rede em fibra óptica com capacidade de tráfego de até 2,5 Gbps no sentido downstream e 1,5 Gbps no sentido Upstream, que é normatizada pelo órgão ITU-T G.984.

Diferente das redes Ethernet que são baseadas na norma IEEE 802.3, as redes GPON não possuem Switches ou Hubs entre o núcleo da rede e os usuários finais.

Mas, na prática, o que estas informações e números realmente representam para a vida de uma empresa que utiliza a tecnologia de rede GPON? É o que vamos compreender melhor neste conteúdo.

Entendendo a tecnologia PON

Uma rede que utiliza a tecnologia PON (Passive Optical Network), dispõe em sua infraestrutura, muito mais solidez e escalabilidade nos serviços de banda larga, e por isso, cada vez mais tem sido adotada e utilizada por provedores de internet, administradores de rede e organizações.

Isso porque a recepção do sinal de luz que percorre o cabo óptico, acontece apenas entre dois dispositivos, o OLT: Optical Line Terminal e o ONU: Optical Network Unit.

Dessa forma, a chance de queima ou problemas nos aparelhos é muito reduzida, pelo fato de não haver nenhum aparelho energizado na rede.

Graças também ao tráfego de luz, que tem a capacidade de ir a longas distâncias sem a necessidade de amplificadores, que em alguns casos, e dependendo do equipamento, consegue chegar a mais de 100 KM em uma rede de ponto a ponto.

Além disso, como as redes PON não necessitam de dispositivos ativos (elétricos), isso também promove outra vantagem que é a não necessidade de refrigeração do ambiente, o que elimina a necessidade do uso de salas térmicas, diferente dos dispositivos das redes AON, diminuindo o custo da implantação e reduzindo custo operacional.

Principais benefícios da tecnologia GPON

Estabilidade

Um dos pontos mais admirados nesta tecnologia está na estabilidade do sinal, que é favorecido pelo fornecimento de uma largura de banda mínima, mesmo nos momentos de maior movimento ou fluxo na rede.

Por este motivo, a tecnologia GPON tem se tornado a principal opção tanto em ambientes corporativos, hospitais, hotéis, indústrias, como em residências, através do FTTH (Fiber to the Home).

Segurança

Em tempos onde os meios digitais predominam o fluxo da comunicação e do comércio, a segurança nas conexões tem sido prioridade para as empresas, que buscam constantes soluções para driblarem invasões de seus sistemas.

Por isso, neste sentido também as redes GPON são a melhor opção, por serem criptografadas como padrão de protocolo, praticamente eliminando este problema.

Velocidade

Outro grande diferencial que a tecnologia da rede GPON proporciona, principalmente para as empresas, é a velocidade, e o alto desempenho promovido pela largura de banda do sistema.

A tecnologia GPON permite que a transmissão de dados alcance a impressionante velocidade de tráfego de até 2,5 Gbps por ONU e taxas de transferência de até 40 Gbps para toda rede óptica.

Simples e compacto

A infraestrutura e instalação da tecnologia é simplificada e dispensa a necessidade de montagem de fios e hardwares no local, economizando espaço, e dispensando salas de telecomunicações, além da sua rapidez na instalação.

Economia

O custo/benefício que a tecnologia da rede GPON proporciona às organizações, vai desde os custos com infraestrutura do projeto como um todo, até o custo operacional do sistema.

Além disso, a tecnologia GPON utiliza muito menos energia que um sistema das redes AON tradicional, permitindo que sua empresa reduza também os custos com a conta de energia elétrica.

Deseja ter mais informações sobre a solução GPON? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO