Home office: sua empresa está preparada para a nova realidade?

post_homeoffice

Compartilhe:

O Home office se tornou uma realidade para milhares de colaboradores e executivos em todo o mundo, sendo adotado como estratégia pelas empresas para evitar a paralização de suas atividades, por causa da pandemia do Covid-19.

A solução se mostrou eficaz e essencial para que os trabalhos administrativos continuassem durante o período de “lockdown”, adotado por muitas cidades.

Mas a estrutura de TI de sua empresa está preparada para operar com eficiência e segurança este novo método de trabalho? Saiba como e por que deixar a estrutura de TI de sua empresa preparada para operar home office.

Como o Data center e sistemas de cabeamento estruturado podem interferir na eficiência do home office

 

O Data center e o sistema de cabeamento estruturado são os sistemas essenciais para o armazenamento de dados, transmissão de informações, realização das ligações telefônicas, sistemas de vídeos, sistemas de segurança, dentre outros nas empresas.

Toda esta estrutura precisa estar em constante monitoramento por uma equipe de TI, pois, como todo sistema, requer manutenções preventivas e corretivas, conforme acontecem desgastes e envelhecimento dos componentes, causando lentidão, falhas e interferências na rede.

Assim, a atividade de monitoramento e manutenção é essencial para manter o fluxo de dados entre o Data Center da empresa com os computadores que estão operando home office, funcionando em toda capacidade.

Home office com a solução VPN

 

Os sistemas de informação e comunicação das organizações é a parte mais vital de qualquer tipo de negócio, por conter em seus bancos de dados informações essenciais para o seu funcionamento, e até estratégias mercadológicas secretas.

Assim sendo, o acesso a estes sistemas precisa estar protegido contra qualquer tipo de invasão, o que não é obtido por meio de uma conexão comum de internet residencial.

O sistema VPN (net private virtual), sigla em inglês para Rede Privada Virtual, é um recurso que permite o acesso privado dos colaboradores aos sistemas da empresa.
Este sistema é ideal para as organizações neste caso, pois cria uma rede exclusiva para alguns dispositivos terem acesso aos sistemas da empresa com segurança de ponta a ponta.

O acesso via VPN pelo colaborador aos sistemas da empresa, garante uma conectividade confiável, assegurando a continuidade operacional dos serviços, protegendo as informações trocadas entre eles.

Apesar do sistema ter se popularizado nos últimos meses devido ao isolamento social, esta tecnologia é utilizada há muito tempo por muitas empresas, para garantir conexões seguras entre a sede e suas filiais e também para os executivos que estão sempre viajando.

Soluções de gerenciamento

 

Uma das soluções que tem mostrado excelente performance e produtividade nas empresas, são as ferramentas do Microsoft 365, que oferece recursos para diversos tipos de demandas. Separamos alguns para comentar.

Microsoft Teams

 

O Microsoft Teams, por exemplo, mostrou-se essencial para suprir a alta demanda de reuniões online das empresas neste período de pandemia, oferecendo integração total com todos os produtos Microsoft.

Sua robustez permite uma comunicação simples via videoconferências, com salas de bate-papo e armazenamento de arquivos, incluindo colaboração em arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.

Dynamics

 

O Dynamics é um sistema de gerenciamento corporativo de informações, conhecidos como ERP, que auxiliam os gestores da corporação na tomada de decisões.

Sua missão é organizar a transmissão do fluxo de informações de todos os setores, assim como da parte administrativa e financeira da empresa.

Por meio de indicativos, os diretores conseguem visualizar e acompanhar o desempenho de determinadas áreas da empresa, assim como ganhos ou perdas futuras.

Azure

 

É uma plataforma destinada a oferecer os recursos da computação em nuvem, com processamentos de dados de última geração.

Além ser um serviço de hospedagem, ele dá suporte a sistemas operacionais, linguagem de programação, frameworks e banco de dados.

Com serviço flexível, o Azure pode, de acordo com a necessidade do usuário, alterar suas capacidades como, largura de banda e armazenamento, e o usuário tem a opção de
pagar somente pelo que usar.

SharePoint

 

O Microsoft SharePoint é uma plataforma de aplicações web utilizada na criação de portais, intranets e sites. É um local seguro para armazenar, organizar, compartilhar e acessar informações de qualquer dispositivo.

Através de qualquer navegador web, é possível acessar o painel virtual, eliminando a necessidade de instalação de um software para gerir o servidor do SharePoint.

A partir do compartilhamento com outras contas, um grupo de colaboradores, por exemplo, podem trabalhar na edição de um mesmo projeto de forma coletiva e ao mesmo tempo, minimizando o tempo gasto e maximizando a performance da equipe.

Enfim, o home office, que a princípio parecia ser complicado, se mostrou uma oportunidade para as empresas, obtendo vantagens como: economia, maior produtividade de seus colaboradores e otimização do tempo.

Algumas empresas, inclusive, chegaram a reduzir em mais de 90% seus escritórios e passaram a operar remotamente, reduzindo substancialmente os custos operacionais pela diminuição das despesas com transporte dos colaboradores, aluguéis de imóveis dentre outros.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO