Indústria 4.0 avança no Brasil trazendo mais produtividade às empresas

post_4.0

Compartilhe:

Com o avanço da Indústria 4.0 em todo mundo, a indústria brasileira que aprendeu a acompanhar todas as novidades no cenário internacional, vem investindo também em novas tecnologias que chegaram para revolucionar o setor produtivo das empresas.

Segundo especialistas, a Indústria 4.0 está avançando no Brasil e já começam apresentar melhorias na produtividade, através das transformações que estão promovendo no processamento das informações, estoque e recursos das empresas.

O termo Indústria 4.0, que inicialmente expressava apenas um conceito de inovação tecnologia para melhoria da produção por meio da robótica, hoje vai muito além disso e utiliza tecnologias como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas e a Computação em Nuvem para seu funcionamento e maior desempenho.

Um dos destaques desta nova fase da indústria, está na habilidade de monitorar praticamente todos os processos da linha de produção de forma remota, situação que anteriormente precisavam ser resolvidos manualmente no local, e agora podem ser resolvidos à distância em minutos.

Este processo é possível por causa da integração dos sistemas, onde tudo conversa com tudo, ou seja, todas as fases do processo produtivo são monitoradas pelo sistema e criam alertas para os gestores do setor sobre alguma situação que fuja da programação pré-definida.

Um exemplo disso, pode ser algum item do estoque que começou a se aproximar do nível mínimo e precisar ser reposto, muito embora, com o uso de determinados sistemas, ele poderá alertá-lo antes que isso aconteça.

Outro ponto muito interessante, é antever um problema antes que ele aconteça. Por exemplo, caso uma máquina não esteja funcionando bem, ela pode avisar que está apresentando uma falha específica. Isso agiliza a solução daquela falha pela equipe, fazendo com que se concentrem diretamente no foco do problema.

Os especialistas afirmam que os benefícios trazidos pelas inovações desta nova fase tecnológica das indústrias, vão torná-las muito mais produtivas, e consequentemente, as tornarão mais lucrativas.

Uma pesquisa realizada pelo MPI e promovida pelo SAP nos Estados Unidos, ouviu lideranças de todo mundo sobre o assunto, onde 83% desses líderes consideram a Indústria 4.0 indispensável para o futuro produtivo das empresas.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO