Infraestrutura de rede: por que elas são indispensáveis para as PMEs?

post_infra

Compartilhe:

Ao estabelecer uma empresa, alguns empresários acabam não considerando a infraestrutura de rede em seus orçamentos, por acharem que este investimento irá elevar demais os custos orçamentários na implantação da empresa.

Por isso, é comum vermos pequenos e médios negócios iniciarem suas atividades com seus computadores apenas conectados a internet, sem nenhum tipo de conexão de rede entre eles, chamada VPN, Rede Privada Virtual.

Contudo, em tempos de altíssima competitividade e avanços digitais, como a atual transformação digital que se acelerou desde 2020, não há como mais operar desta forma, sobre o risco de ficar para trás.

As empresas que no passado iniciaram seus negócios sem nenhuma infraestrutura digital, pertenciam a outro período e estavam inseridas em outro contexto mercadológico, onde era possível operar daquela forma.

Assim, no artigo de hoje, iremos falar sobre a importância das empresas, principalmente as PMEs, já iniciarem suas atividades com uma infraestrutura de rede adequada ao seu tipo de negócio.

Por que implementar uma infraestrutura de rede nas PMEs?

Comunicação

Uma das prerrogativas para que todo negócio seja bem sucedido, está na boa comunicação interna entre seus colaboradores e externa para seu público, por isso, é necessário possuir uma rede segura e confiável, que seja capaz de se comunicar com diferentes locais.

A partir do acesso que todos os setores passam a ter às suas respectivas informações através da infraestrutura de rede, a comunicação entre os setores e equipes de trabalho, acontecem de forma rápida e simples.

Um bom exemplo disso pode ser um vendedor que está fora do escritório, e que precisa ter acesso a determinada informação para fornecer ao seu cliente. Esta comunicação com os sistemas da empresa pode ser bem simples, caso ela possua uma infraestrutura de rede que lhe dê acesso as informações via internet.

Produtividade

A produtividade é sem dúvida um dos fatores que mais pesam ou fazem a diferença nas empresas que investem em infraestruturas de rede.

Isso porque a produtividade está diretamente ligada ao retorno financeiro que é gerado para a empresa, o que justifica o investimento na infraestrutura de rede desde o início das atividades da empresa.

Assim o custo/benefício é positivo para as PMEs que devem sim investir nesta tecnologia, pelo ótimo resultado que ele dará para a empresa.

Otimização do tempo

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, estamos conseguindo realizar mais tarefas, sejam elas de trabalho ou domésticas. Na prática, significa que estamos conseguindo otimizar nosso tempo.

Através da infraestrutura de rede e com as novas tecnologias disponíveis às empresas, os trabalhos dos colaboradores têm se tornado cada vez mais rápido, em relação ao de anos anteriores, onde era necessário gastar horas na realização de um mesmo trabalho.

A otimização do tempo além de contribuir para que as equipes sejam mais produtivas, permitem que elas tenham mais tempo para investirem em outros aspectos, como criatividade e planejamento para melhoria de seus trabalhos.

Informação sempre disponível para os gestores

A disponibilidade da informação para o gestor proporciona capacidades de tomadas de decisões mais rápidas e sempre embasadas em dados reais, que fazem toda a diferença na administração da empresa.

Por isso, uma infraestrutura de rede bem projetada para que o gestor tenha acesso rápido as informações que ele precisa, contribuem, por exemplo, para que ações de urgência sejam tomadas quando necessário.

Competitividade de mercado

A competitividade de mercado nada mais é que uma soma de todos os itens que foram abordados anteriormente, a comunicação, a produtividade, a otimização do tempo e a informação sempre disponível aos gestores, dentre outras.

Contudo, estes resultados só serão obtidos com a implementação de uma infraestrutura de rede adequada, que garantirão uma dinâmica de soluções modernas à empresa, frente ao mercado que está cada vez mais competitivo.

Deseja ter mais informações sobre infraestrutura de rede para sua empresa? Entre em contato agora mesmo conosco, e converse com um de nossos especialistas no assunto.

A Inforrede possui 23 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atendendo empresas públicas e privadas em todo o Brasil.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO