Infraestrutura de redes sem fio corporativas: quais são as melhores práticas para proteger o seu negócio?

Infraestrutura-de-redes-sem-fio-corporativas-quais-são-as-melhores-práticas-para-proteger-o-seu-negócio

Compartilhe:

As redes de internet wireless são práticas, simples de instalar e proporcionam mais liberdade e conectividade para o ambiente corporativo. Com elas, sua empresa ganha em facilidade de conexão e facilidade para utilizar múltiplos dispositivos como notebooks, tablets e smartphones. Porém, a infraestrutura de rede wireless empresarial requer muita atenção à segurança, pois pode ser alvo de ataques cibernéticos. Uma pesquisa realizada pela Lightspeed, divulgada pela Fortinet, mostra que 49% das organizações acredita que a rede wireless é o ponto de maior vulnerabilidade a ataques. Porém, apenas 29% dos empresários se preocupam com esse fator como ponto principal da segurança da rede.
Esses dados mostram como a segurança da infraestrutura de redes sem fio nem sempre é tratada com cuidado pelas empresas. Por exemplo: a pesquisa também mostrou que 43% dos empresários entrevistados fornecem acesso a convidados e 13% destes sequer controlam esse acesso externo. Práticas como essa colocam a sua empresa em risco.
Neste artigo você vai ver o que pode fazer para tornar a sua infraestrutura de redes sem fio mais segura e menos vulnerável à ação de crackers. Confira!
Crie uma Política de Segurança
Toda empresa deve implementar práticas e rotinas de segurança para manter a rede sem fio protegida.
Entre as práticas comuns estão implementar uma política de uso que determine as atividades permitidas e proibidas na rede corporativa, política de antivírus para proteger a rede de arquivos maliciosos frequentemente encontrados na internet e em pen-drives, política de senhas fortes e com troca periódica, política de criptografia, controle de acesso remoto para quando os colaboradores precisam trabalhar fora do escritório e política de identidade para proteger a rede de usuários visitantes.
Mude a senha padrão do roteador
Pode até parecer besteira, mas muita gente se esquece de mudar a senha padrão do roteador de internet, e esse é o primeiro passo para tornar a sua infraestrutura de rede mais segura. Afinal, as senhas originais de cada fabricante estão disponíveis na internet.
Crie senhas complexas para sua infraestrutura de redes
Embora o protocolo de segurança WPA2 seja considerado forte contra ataques, senhas muito simples podem ser adivinhadas com o uso de softwares especializados que capturam pacotes de dados wireless e encontram as senhas. Por isso, é recomendado apostar em senhas mais complexas, com no mínimo 25 caracteres, misturando letras em caixa alta e baixa, números e símbolos.
Controle o acesso de convidados
É claro que você pode liberar o acesso wireless para clientes e convidados, mas isso deve ser feito de forma controlada e segura. Uma maneira de fazer isso é criar uma rede sem fio separada, com outro SSID, uma senha diferente daquela utilizada na empresa e configurações de segurança e acesso próprias.
Com essas dicas, você conheceu melhor algumas práticas de segurança simples para garantir a proteção da sua rede empresarial. Com atenção a esses passos de segurança e com a montagem de uma boa infraestrutura de redes, sua empresa terá mais segurança e ficará menos vulnerável a ataques cibernéticos.
 

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO