Infraestrutura: dicas que podem ajudar a reduzir custos com TI

post_reduzir

Compartilhe:

Com o avanço da tecnologia em diversas áreas, a infraestrutura de TI de toda empresa se tornou mais exigida e ainda mais importante em suas funções, seja no processamento de dados, no armazenamento e nos cabeamentos que interligam os diversos setores de uma empresa.

Neste processo, o gerenciamento da infraestrutura de TI, que faz a ligação de todos estes pontos, tem sido um desafio para muitas organizações que acabam tendo custos muito elevados para operar e administrar o setor.

Por isso, no conteúdo de hoje iremos mostrar algumas dicas de como reduzir os custos operacionais da infraestrutura de TI de uma empresa. Acompanhe.

Como melhorar sua infraestrutura de TI?

Utilize as ferramentas certas

Para cada tipo de demanda da Ti, é necessário também uma ferramenta que possa gerenciar o desenvolvimento e a entrega da aplicação, observando se ela realmente é eficiente para as operações do setor.

Ou seja, é preciso analisar as ferramentas que são utilizadas para gerenciar o desenvolvimento e a entrega destas aplicações, da mesma forma, as ferramentas de gestão e monitoramento da infraestrutura como rede, equipamentos, sistemas e nuvem, caso contrário, substitua-os.

Automatize os processos

As operações de TI, dispõem de boas soluções para ajudar na redução dos custos através da automatização de muitos processos, que permitirão ao Data center de sua empresa se beneficiar com este aprimoramento.

Identificar processos manuais e repetitivos e automatizá-los, é uma ótima opção para economizar custos e tempo da equipe, além de eliminar erros humanos, aumentar a produtividade, facilitar o diagnóstico, evitar possíveis falhas, e ainda melhorar seu desempenho.

Menos servidores pode ser mais economia

Diminuir a quantidade de servidores e aumentar a utilização dos que estão em funcionamento é uma solução que também tem se mostrado eficiente para alguns casos.

Isso porque muitas empresas desperdiçam um bom espaço de seus data centers, comprometendo sua capacidade de armazenamento com uma quantidade de servidores desnecessária, o que gera maiores gastos com energia elétrica, além da mão de obra.

Nestes casos, a possibilidade de reduzir a quantidade de servidores funcionando, mas aumentando o aproveitamento dos utilizados, pode produzir uma economia de até 70% nos data centers.

Investir em tecnologia GPON

A rede GPON além de ser uma tecnologia de ponta na transmissão de dados, tem se mostrado um excelente investimento na redução dos custos para a rede de cabeamento.

Uma vez que o sistema não necessita de dispositivos ativos (elétricos), o que já reduz os gastos com eletricidade, e também não há necessidade de refrigeração de seus componentes, o sistema GPON possui gastos mínimos com energia.

Isso porque a recepção do sinal de luz que percorre o cabo óptico, acontece apenas entre dois dispositivos, o OLT: Optical Line Terminal e o ONU: Optical Network Unit, ambos não utilizam energia para funcionar.

Por fim, a rede GPON possui simples instalação, manutenção e grande durabilidade, o que reduz muito o gasto com mão de obra neste tipo de tecnologia.

Utilize serviços terceirizados

Contratar uma empresa de TI especializada se tornou uma tendência, que tem se mostrado eficiente para otimizar os processos do setor, e para redução dos custos finais das empresas.

A expertise destas empresas no gerenciamento, suporte, manutenção, segurança dentre outros, aliviam a carga de trabalho do setor administrativo da empresa, além de promover um rendimento superior do setor de TI, com maior qualidade.

Deseja ter mais informações sobre a redução de gastos com infraestrutura da TI? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO