Investimentos em tecnologia aumentam produtividade e lucro de empresas

post_produtividade

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Investimentos em tecnologia, também conhecido como upgrade de tecnológia, é responsável por aumento da produtividade e lucro de empresas de médio e grande porte no Brasil nos últimos dois anos, aponta estudo.

Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), conforme um estudo realizado pelo Instituto FSB pesquisa, apontando que 88% das empresas e industriais que realizaram investimentos em tecnologia de produção durante os últimos 24 meses, obtiveram resultado positivo em seus negócios.

Segundo os dados do estudo, 80% das empresas pesquisadas registraram ganhos de produtividade, competitividade e lucratividade, como consequência do investimento em inovações tecnológicas.

De acordo com especialistas em gestão da tecnologia da informação, a tecnologia de produção vem obtendo um ganho expressivo no controle e interação dos maquinários, o que tem aumentado significativamente a produtividade de muitas indústrias.

Estes ganhos são consequências do uso das novas tecnologias trazidas pelas inovações da Indústria 4.0, que permite por exemplo, a interação e transmissão de informações entre máquinas durante o processo de produção, inclusive, entre diferentes setores.

O site do portal da Indústria, também confirma esta realidade, mostrando que a Indústria 4.0 está maximizando o lucro das empresas que estão fazendo uso destas novas tecnologias, onde obtiveram crescimento de mais de 20% em sua capacidade produtiva.

Especialistas em administração de empresas afirmaram também que a recuperação da economia e a volta do crescimento do país, passa pelo investimento em tecnologia e inovação das indústrias, principalmente para superar obstáculos e crises, como foi o caso da Covid-19.

A pesquisa mostrou também que uma em cada quatro empresas possuem algum programa ou estratégia de inovação em tecnologia, sendo que a maioria destes esforços ainda estão concentrados em processos de relacionamento com o cliente, mas que aos poucos vem crescendo no setor produtivo.

Outra recente pesquisa realizada pela empresa Accentury, indicou que a implantação de novas tecnologias na produção nas indústrias do país, irá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente 39 bilhões de dólares até 2030, apenas com a melhoria dos resultados.

Diante destes fatos, fica claro a necessidade e a importância do investimento em tecnologia da informação também no setor produtivo das organizações, como parte de um crescimento estratégico e uniforme das empresas.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO