Essas tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia e terão aumento exponencial do uso no próximo ano
Mais de 27 bilhões de dispositivos já estão conectados e se conversam no mundo. Essa é uma das constatações da pesquisa ISG Provider Lens Internet das Coisas (IoT). Além da perspectiva global, o estudo também identificou o estágio de maturidade das empresas relacionadas a essa indústria no Brasil.
Segundo o autor do estudo e analista da TGT Consult/ISG, David de Paulo Pereira, o mercado de serviços relacionados a consultoria, implementação e serviços gerenciados de Internet das Coisas evoluiu e amadureceu significativamente desde a publicação do Plano Nacional de IoT. “A gestão e monitoramento de ativos de toda natureza e o uso de dados e inteligência artificial (IA) para tomada de decisão passou a ser uma atividade comum em áreas distintas como Telecomunicações, Agronegócio, Medicina, Logística e com mais frequência em processos fabris”, afirma.
Isso se potencializou durante a pandemia de 2020 e teve uma grande aceleração nos anos seguintes, o que demonstrou uma grande transformação em como as pessoas usam e interagem com os meios e dispositivos digitais.
Uma grande inovação tecnológica para o próximo ano
Previsto para 2025, o 5G RedCap oferecerá transferência de dados em altas taxas e eficiência energética para dispositivos wearables, IA de borda e dispositivos IoT.
O 5G RedCap (Reduced Capability) é uma versão simplificada do 5G voltada para dispositivos que não precisam de toda a capacidade do 5G completo, como wearables (relógios inteligentes), sensores IoT e dispositivos industriais. Ele oferece um equilíbrio entre alta eficiência e custo-benefício, permitindo que dispositivos menos complexos e com menor consumo de energia aproveitem os benefícios da rede 5G.
A principal vantagem do 5G RedCap é que ele mantém boa parte das capacidades do 5G tradicional, como baixa latência e maior capacidade de conexão, mas com menores requisitos de consumo de energia e complexidade de design. Isso torna o RedCap ideal para expandir o uso do 5G em áreas onde dispositivos simples e de baixo custo precisam se conectar à rede.
Tendências que irão se popularizar
IoT na Automação Residencial: A Intelbras destaca o papel da IoT na automação residencial, com dispositivos inteligentes que melhoram a segurança e a eficiência energética nas casas.
Mundo online: A previsão é que, até 2027, existam em média 29 bilhões de dispositivos conectados. Fonte: ABINC – https://abinc.org.br/
Adoção de IA em Telecomunicações: mais de 60% das empresas de telecomunicações estão adotando inteligência artificial para otimizar sua eficiência interna. E esse número tende a crescer mais em 2025.
Essas são apenas algumas das tendências e desenvolvimentos recentes no campo da IoT e Automação. A Inforrede quer ser a sua parceira nesse novo mundo hiperconectado.