A solução Laserway da Furukawa, é uma tecnologia que permite melhorar a infraestrutura de Rede das Áreas Locais (LAN) das empresas, ao simplificar processos e reduzir gastos.
É uma rede de fibra óptica moderna com equipamentos de alto nível de confiabilidade, que possuem grande facilidade de instalação, modularidade e adaptação aos mais distintos tipos de ambientes de uma organização.
A solução se baseia na tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), que é ideal para atender as demandas das redes de fibra óptica, uma rede de fibras monomodo com tecnologia ponto-multiponto.
Na solução Laserway, a transmissão dos dados acontece entre um equipamento OLT (Optical Line Termination) que fica na sala de equipamentos, e os dispositivos ONT (Optical Network Termination) que ficam nas estações de trabalho.
Desta forma, a tecnologia Laserway da Furukawa traz diversos benefícios, como uma infraestrutura de rede reduzida, instalação simplificada, melhor controle de banda, rede à prova de futuro e redução no consumo de energia.
Além disso, a solução traz significativas reduções de investimentos com gastos em materiais (CAPEX), e também na operação e manutenção destes equipamentos (OPEX), proporcionando uma economia contínua ao longo dos anos de utilização da rede.
São redes ópticas que foram idealizadas para aplicação em uma única via de fibra óptica, permitindo o tráfego de informações nas duas direções, e empregando componentes sem o consumo de eletricidade na distribuição óptica.
Os únicos dispositivos que necessitam da utilização de eletricidade para o funcionamento são os dos enlaces ópticos que integram o sistema PON, que consistem em dispositivos com emissores ópticos.
A GPON é uma tecnologia conceituada na base FTTH (Fiber-To-The-Home), para o provimento de serviços como, voz, dados, e vídeo para assinantes residenciais por meio do cabeamento de fibra óptica, partindo do provedor central de serviços até os assinantes.
A partir da introdução das redes GPON nas redes FTTH surgiram possibilidades de aplicação desta mesma tecnologia em redes FTTD (Fiber –To –The-Desk). A concepção da solução PON LAN é fundamentada na tecnologia GPON, com o fornecimento de uma gama de serviços constantes em uma rede local (LAN), com a utilização de cabos ópticos.
O avanço das redes ponto multiponto é conhecida por não demandar eletricidade nos pontos de distribuição, sendo definida como passiva.
Para trafegar informações de alto nível de desempenho, a rede LAN precisou evoluir. Com essa tecnologia, abrange um método de redes ópticas passivas destinadas para redes locais onde possui um único concentrador chamado de OLT (Optical Line Termination).
A transmissão das informações parte desse equipamento central, localizado na sala principal de telecomunicações, seguindo até as estações de trabalho.
Para aplicação nos ambientes de trabalhos destinados aos usuários, as ONT’s (Optical Network Termination) recebem o sinal integrando sistemas de segurança, dados, voz, vídeo, áudio, controle de acesso, automação, em apenas uma rede.
Na distribuição óptica, estão presentes apenas as fibras do tipo monomodo, e os splitters ópticos, que são dispositivos divisores dos sinais ópticos que não dependem de alimentação elétrica.
Os Spliters têm por função particionar o sinal óptico de entrada, vindo do concentrador OLT, em várias saídas de fibras para as ONTs localizadas nas estações de trabalho. Os splitters apresentam diferentes formas de divisão óptica e podem ser instalados em posições alternadas na topologia de distribuição de uma rede LAN.
A implantação desta tecnologia de redes óptica pode ser aplicada em empresas, residências e provedores de internet, permitindo uma significativa redução na infraestrutura física de todo o sistema.
A minimização de estruturas e equipamentos são vantagens nessa solução, além da redução de custo operacional, complexidade na instalação, gestão e utilização pelo usuário final.
Contando ainda com a praticidade de instalação, manutenção e imunidade eletromagnética, que possibilita a instalação próxima a equipamentos que poderiam interferir no funcionamento em uma rede metálica habitual. Elementos como esses são diferenciais importantes que devem ser consideradas em uma nova implantação de rede.
Para saber mais sobre a Solução Laserway, entre em contato conosco, e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.