Manutenção preventiva de TI: importância e benefícios para as empresas

post_manute

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A manutenção preventiva da infraestrutura de TI das empresas é um assunto que sempre abordamos em nossos artigos aqui no blog, pela sua incontestável importância, mas sempre dentro de outros temas.

Por este motivo, no artigo de hoje, trataremos deste assunto como tema principal, para que possamos ter uma visão mais abrangente sobre como a manutenção preventiva da infraestrutura de TI pode interferir no dia a dia das empresas, e também no seu desempenho.

Influência da manutenção preventiva nas operações da empresa

 

Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde quase tudo passa pelo processamento de dados ou por um sistema de informação, não há como negar que existe a necessidade de toda empresa possuir uma boa infraestrutura e um bom desempenho de seus sistemas de informação.

E para garantir que este processo não pare, é preciso que haja um trabalho consistente de manutenção desta infraestrutura, para prevenir panes ou falhas, evitando assim que os trabalhos da organização sejam comprometidos.

Assim, apresentaremos a seguir algumas áreas das empresas ou situações que são diretamente afetadas pela ausência de um planejamento e acompanhamento especializado.

Interrupção das atividades da empresa

 

A interrupção das atividades de uma empresa, por si só já seria um motivo suficiente para demonstrar quão importante é o trabalho de manutenção preventiva do sistema de informação, para qualquer empresa.

Principalmente porque, hoje em dia, é comum dependermos da utilização de dispositivos eletrônicos para realização de nossos trabalhos. Ou seja, a interrupção do funcionamento desta infraestrutura, compromete diretamente o desempenho e produtividade das equipes de trabalho.

Além disso, uma empresa que não conta com um departamento de TI ou uma empresa terceirizada para cumprir esta atividade, acaba perdendo foco, tempo e recursos que poderiam estar sendo direcionados em suas atividades fim, para sanar um problema que não é de sua competência.

Maior vida útil dos equipamentos

 

Como sabemos, qualquer tipo de equipamento precisa de manutenções. E com os equipamentos utilizados em uma infraestrutura de TI, não seria diferente, interferindo diretamente em seu tempo de vida útil.

É possível que estes períodos de duração sejam aumentados, principalmente, se as recomendações indicadas pelos seus fabricantes, forem cumpridas pontualmente.

Contudo, para que isso aconteça, é preciso haver um acompanhamento constante de uma equipe técnica, que siga todas as indicações recomendadas, seja para atualizações de softwares, verificações de segurança e até limpeza física dos equipamentos.

Maior segurança contra ataques ao sistema

 

Os danos administrativos, logísticos e financeiros de um sistema invadido por hackers, é imenso. Não há dúvidas que uma manutenção preventiva contra este tipo de problema, possa sair bem mais em conta para uma organização.

Comprovadamente, a falta de manutenção preventiva dos equipamentos de TI, é um dos responsáveis pelas falhas na segurança, contribuindo para dar brechas aos ataques cibernéticos às empresas.

Isso porque existe uma sequência lógica de camadas de segurança, que começa sempre com a utilização de equipamentos atualizados, softwares atualizados, escaneamentos do sistema com antivírus e backups recorrentes para garantia contra perda de suas informações.

Manutenção preventiva versus manutenção corretiva

 

Não dá para comparar o transtorno da “queda do sistema” provocado por um problema, falha ou defeito, pela suspensão programada para manutenção preventiva agendada junto aos colaboradores da organização. Isso quando estas manutenções não acontecem nos finais de semana.

O ponto na manutenção preventiva está na antecipação e correção de futuros problemas do sistema, que na prática, irão evitar maiores transtornos para a empresa, como a interrupção dos trabalhos, além de conseguir minimizar os gastos com reparos.

O mesmo não acontece quando há alguma interrupção ou queda do sistema provocado por um problema grave. O pior nestas situações é saber que eles poderiam ter sido evitados com uma manutenção preventiva.

Melhor custo/benefício

 

Por fim, entramos na questão que costuma ser o ponto determinante para alguns empresários na hora de definirem se contratam uma empresa de gestão de TI, que automaticamente irá realizar as manutenções preventivas, ou se preferem incorrer em riscos e realizar apenas serviços de manutenções corretivas.

E o que muitos não sabem, é que o custo em relação aos benefícios que o serviço de manutenção preventiva oferece as empresas, são menores do que os daqueles que decidem tentar a sorte e seguir sem o acompanhamento de uma equipe especializada.

Isso normalmente acontece, porque os gastos com os reparos de emergência do sistema, podem ficar bem maiores do que os investidos com a prevenção.

Se sua empresa está passando por algum destes problemas, a Inforrede pode te ajudar! Entre em contato agora mesmo conosco por um de nossos canais de atendimento ao cliente, e converse com nossos especialistas.

A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência na área de TI e infraestrutura de telecomunicações, com diversos serviços prestados para empresas privadas e órgãos governamentais.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO