Mapeamento da infraestrutura de TI: conheça a importância deste serviço

post_mapeamento

Compartilhe:

O mapeamento da infraestrutura de TI é um termo e uma atividade conhecida pelos profissionais da área, mas ainda desconhecido por alguns gestores e empresários.

Esta atividade significa a realização de uma análise geral de todos os serviços de TI, que englobam segurança e velocidade do sistema, plano de riscos e de contingência da infraestrutura em caso de pane, por exemplo.

Realizar este serviço, significa manter o sistema de informação da sua empresa sempre saudável, o que é vital para o funcionamento de qualquer organização.

Como é realizado o mapeamento da infraestrutura de TI

 

É importante entendermos que antes da estrutura nascer fisicamente, fora criado um projeto que descreveu e detalhou, conforme as necessidades previstas, todas as partes e componentes que formam a infraestrutura do sistema de TI e suas ligações por toda empresa.

Portanto, o primeiro passo neste processo consiste em fazer o levantamento de todos softwares e hardwares utilizados na rede do sistema, comparando-o com o projeto, conhecendo e avaliando as especificações de cada componente e a necessidade do seu uso pela empresa.

Com esta ação, consegue-se identificar facilmente as mudanças e adaptações realizadas ao longo do tempo no projeto original, dando ao profissional uma noção exata das alterações e do real estado do sistema.

O que é mapeado?

 

Em resumo, todo componente que estiver conectado a infraestrutura e que depender dele para funcionamento do sistema, dever estar listado no mapeamento, formando um documento tipo check list.

Com esta lista em mãos, o profissional terá uma visão geral da rede de dados, sistemas existentes, servidores, estações de trabalho, softwares e hardwares que compõem o sistema de TI da empresa.

Identificação de pontos críticos

 

Por meio do mapeamento, a equipe técnica consegue identificar pontos críticos de cada item no sistema, tendo a oportunidade de sanar de forma antecipada uma possível pane e evitar maiores transtornos à empresa.

Definição de possíveis problemas e plano de ação

 

Com o mapeamento da infraestrutura de TI realizado, os profissionais conseguem ter uma visão ampla do funcionamento de todo o sistema, conseguindo, inclusive, prever a origem do problema no caso de alguma pane.

E com a definição de possíveis problemas no sistema, é possível estabelecer um plano de ação, também chamado de plano de riscos, que tem o objetivo de orientar à equipe de suporte com precisão a origem do problema.

Neste plano de ação irá constar tudo que pode ser a origem de problema, e quais os impactos ao sistema, caso estes problemas venham a ocorrer.

Precisa realizar este serviço em sua empresa? Contamos com uma equipe de especialistas em TI, além de termos mais de 20 anos de experiência na área. Entre em contato conosco por meio de um de nossos canais de atendimento, será um prazer falar com você!

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO