Modernização da infraestrutura de TI, por onde começar?

post_modernizazao

Compartilhe:

A modernização da infraestrutura de TI ganha ainda mais evidência, devido a aceleração da transformação digital dos últimos dois anos, trazendo tecnologias avançadas e já utilizadas por grandes corporações no mundo.

Estas tecnologias estão causando grande diferença competitiva no mercado, por isso, empresas de todos os portes e setores se apressam para não ficarem para trás.

Decididas a entrarem no páreo e se atualizarem, o primeiro problema que enfrentam, é a obsolescência de sua infraestrutura de TI, pois, para suportarem a velocidade e o volume de processamento dos dados e informações desta era tecnológica, precisam serem modernizadas.

Por isso, no artigo de hoje iremos dar algumas dicas de, como, ou por onde começar a modernização da infraestrutura de TI da sua empresa. Acompanhe!

Planeje a modernização da infraestrutura de TI

Planejar a modernização da infraestrutura de TI é o primeiro passo para que você consiga ter uma referência, um tipo de guia da passo a passo para não se perder em meio ao processo, que precisa ser redigido com bastante cuidado e não deixar nenhuma etapa para trás.

O gestor, neste caso, pode começar realizando um inventário para listar todos os componentes do parque tecnológico da empresa, e assim, ter uma lista precisa de todos os itens que o setor possui.

Deve ser listado neste processo, todos os ativos adquiridos e contratados, os sistemas, softwares e hardwares do parque tecnológico. Você vai se surpreender com a quantidade de recursos e componentes ociosos e subutilizados que podem estar fazendo parte da sua infraestrutura.

Otimize o espaço físico

Com o conhecimento real das quantidades de equipamentos e componentes, assim como suas capacidades levantadas a partir do inventário, o gestor consegue otimizar o espaço físico, deixando-o organizado e intuitivo para que os outros profissionais também consigam entender a sequência lógica desta organização.

Esta organização física interfere na eficiência energética, assim como no desempenho dos softwares e hardwares da infraestrutura, influenciando também nos gastos com manutenção.

Detecte os gargalos

Os gargalos operacionais costumam comprometer todo o fluxo de operação do sistema de TI. Estes entraves devem ser identificados e solucionados, para que a modernização não seja comprometida.

Esta fase também é resultado da realização do inventário que, além de listar cada componente, também tem o objetivo de classificar e identificar as suas capacidades, como tempo de vida útil entre outros.

Este levantamento permite que sejam identificados os problemas que normalmente geram os gargalos. E uma vez identificado o componente com problema, a oportunidade de substituí-lo.

Invista em automação dos sistemas

Uma das formas de iniciar a modernização do setor de TI, assim como sua infraestrutura e demais áreas da empresa, é investir na automação, através de um sistema de gestão.

Este recurso permite automatizar o monitoramento da infraestrutura de TI, realizar medições e análises sobre o uso de ativos do setor.

A chave deste investimento é exatamente a automação dos sistemas, ou seja, a integração de serviços, soluções e dispositivos em uma mesma interface do sistema.

Simplifique e flexibilize seu parque tecnológico

Os parques tecnológicos exigem investimentos constantes, como aquisição de equipamentos, manutenção e atualizações deles.

Contudo, estamos diante de uma era onde dispomos de serviços especializados que podem ser contratados, dando mais facilidade para o gestor se concentrar em outras questões de maior relevância.

Um exemplo disso pode ser o aluguel de computadores, impressoras, entre outros, por exemplo, tirando dos ombros da equipe de TI a resolução de problemas desta ordem, dando mais tempo de focarem em outras questões.

Conte com o suporte de uma empresa especializada

Não tente abraçar o mundo, muitas vezes, perdemos tempo tentando realizar serviços que podem ser resolvidos de forma mais rápida e melhor, por uma empresa especializada.

Contratar uma empresa de TI especializada, se tornou uma tendência que tem se mostrado eficiente e com muitas vantagens, que irão otimizar os processos do setor, além promover a redução dos custos finais da empresa.

Deseja ter mais informações sobre como modernizar sua infraestrutura da TI? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Siga-nos também em nossas redes sociais, para ficar sempre por dentro de novas notícias e conteúdos de TI.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO