Pesquisa mostra que cresceu o número do uso da nuvem inteligente pelas empresas no brasil e na América Latina nos últimos três anos, dando um salto tecnológico para algumas organizações.
O estudo teve como objetivo medir o progresso corporativo com a abordagem da nuvem inteligente (smart cloud), entrevistando mais de 1.500 pessoas entre empresários, gestores de TI e desenvolvedores.
A nuvem inteligente tem por objetivo estratégico aproveitar melhor o ambiente de TI para as aplicações e a carga de trabalho, além das já conhecidas vantagens da computação em nuvem.
A tecnologia da nuvem inteligente é uma aplicação que utiliza a IA (Inteligência Artificial) em seus provedores, com algoritmos avançados capazes de processar grandes quantidades de dados em servidores remotos, hospedados em plataformas de computação em nuvem.
Segundo os especialistas, a integração da IA com a nuvem também oferece diversas vantagens para as empresas, que buscam melhorar seus processos de tomada de decisão e impulsionar seus resultados.
A tecnologia da nuvem inteligente permite que várias operações sejam maximizadas, como é o caso da segurança, onde a IA consegue identificar vulnerabilidades no sistema e ações suspeitas e antecipar-se ao ataque hacker.
O relatório mostrou ainda que a segurança e a inovação foram os principais motivos para a migração de aplicações para o ambiente da nuvem inteligente, seguido por investimento em estratégia de IA e análise de dados.
De acordo com 83% dos entrevistados, a execução de aplicações de IA na infraestrutura de TI constitui um desafio significativo, mas afirmaram que planejam aumentar o investimento no apoio à estratégia de IA.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede