O que é um cabo óptico?

O-que-é-um-cabo-óptico

Compartilhe:


A construção dele é feita a partir das fibras óticas, que são revestidas primeiramente por uma camada de resina, coberta por outra de plástico. A ideia é proteger as fibras ópticas e a condução da luz, sem deixá-la escapar ou se misturar, o que garante a boa qualidade da transmissão de dados.

Os cabos ópticos são equipamentos que transmitem dados através de luz. Eles podem ser feitos com emaranhados de fibras de vidro ou plástico, o que lhes confere algumas vantagens e desvantagens em relação ao cabo coaxial (muito utilizado em antenas e serviços de TV a cabo).
Para utilizar um cabo óptico é necessário fazer uso das conexões apropriadas para o sistema. Os equipamentos de saída e entrada devem ter essa possibilidade.
Muitas pessoas confundem a palavra cabo óptico com cabo ótico. Confusão normal, já que os termos são parecidos. O correto é escrever e pronunciar cabo óptico.

Comparação com os cabos coaxiais

Prós:

  • A transmissão do sinal é livre das interferências que outros aparelhos podem causar, o que acontece frequentemente em cabos coaxiais ou nos modelos de cabos mais finos com conectores RCA (os famosos plugues de três pontas nas cores vermelho, amarelo e branco);
  • Através das fibras ópticas, um sistema de comunicação possuirá uma maior capacidade de transmissão de informação ou largura de banda;
  • Além de uma maior largura de banda, as fibras ópticas podem transmitir dados numa velocidade muito maior e são de fácil instalação do que os cabos coaxiais;
  • Seu preço já foi bem acima dos modelos coaxiais de boa qualidade, mas hoje a diferença é pequena.

E Contra:

  • Pouca maleabilidade do cabo, que é mais rígido do que os modelos RCA e não pode ser dobrado em ângulos muito agudos, o que torna sua utilização mais difícil em algumas situações – por trás de móveis e rodapés.

 

A Inforrede apresenta soluções em Fibra Óptica para a sua empresa. Chega de sofrer com conexão ruim.

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO