Outsourcing de TI: quando e como fazer?

Outsourcing-de-TI--quando-e-como-fazer

Compartilhe:

Mesmo quando tem-se o conhecimento sobre os processos e das vantagens e riscos do Outsourcing (terceirização), ainda é difícil decidir quando é preciso realizar o Outsourcing de TI. Como fazer isso também é algo complexo, pois exige a habilidade de saber em que nível isso atinge a empresa, podendo ser até de forma estratégica.
Os benefícios e perigos do outsourcing são muitos, contudo, é preciso saber como fazer isso de uma forma menos impactante e mais lucrativa para a sua empresa, realizando uma análise micro e macro do assunto para descomplicar sua decisão. Confira:

O que considerar para definir o momento do Outsourcing de TI?

Ao realizar o Outsourcing da TI de uma empresa, é inevitável que ocorram mudanças no fluxo de trabalho, mesmo por um curto período de tempo. Devido a isso, há a necessidade de saber o momento em que a nova configuração do ambiente corporativo será aceita da forma mais transparente possível.
Além disso, muitas vezes, a TI de uma empresa é vista como um departamento de custo alto e que não traz nenhum retorno financeiro, pois normalmente não faz parte do core business da instituição. Mas, na verdade, a TI é atualmente um dos setores mais importantes, pois pode trazer um enorme diferencial competitivo no mercado.
Quando isso for compreendido pelos gestores da empresa, chega a hora de buscar mais qualidade no outsourcing.
Como a TI pode trazer um diferencial competitivo, a análise de onde a terceirização terá maior impacto é um fator decisivo. Sabendo que essa mudança vai atingir de forma macro a empresa, é possível concluir que determinado momento não é oportuno.
Falar em outsourcing de TI também implica em trazer um novo cenário de trabalho aos funcionários, onde funções e responsabilidades serão integradas. Saber realizar as mudanças de forma gradativa e transparente é essencial para evitar que o novo contexto cause animosidades na equipe.
Após uma análise desse porte ser realizada, a empresa irá perceber que a terceirização trará um desenvolvimento não só do departamento de TI, mas da instituição como um todo.

Como lidar com o outsourcing de TI?

Decidida a mudança do outsourcing de TI e escolhido quando isso vai ocorrer, chega a hora de definir quem será o parceiro que auxiliará com competência a realizar essa tarefa.
A transferência de responsabilidades para novas mãos, como no caso da infraestrutura, controle de tráfego de rede e gestão de TI, deve ser feita com ambas as partes totalmente envolvidas na melhoria dos serviços e diminuição de problemas. Saiba quais os principais pontos de análise que auxiliam no planejamento do processo.

Estudar o cenário atual da TI

Para uma mudança do porte de um outsourcing de TI, quanto mais cadenciado estiver o cenário interno do departamento, mais fácil será a transição. Caso o cenário atual esteja muito complicado, é necessário realizar ações internas para depois continuar com as mudanças.

Estudar referências de mercado

Essa dica pode parecer óbvia, mas deve ser citada. Estudar qual é o ponto forte de cada prestador de serviço é extremamente importante para definir quais devem ser considerados no bloco final de candidatos.

Gerir com precisão

A empresa deve mesclar profissionais que possuam muito conhecimento de TI e do negócio da empresa, para que decisões conjuntas sejam tomadas com coerência e evitem que problemas surjam nos estágios avançados do projeto.

Transparência do prestador

Quando se contrata um prestador, ele pode dizer que terá vários especialistas no assunto trabalhando no projeto, quando na verdade vai encher uma sala de estagiários e analistas júnior. Sempre busque uma empresa que comprove as competências dos seus funcionários e mantenha alguma forma de auditoria dos processos.
Essas foram algumas dicas para acertar em cheio no outsourcing de TI da empresa. Faça uma extensa pesquisa e dedique-se a uma boa análise, interna e externa. Preocupando-se com os passos corretos e agindo de forma analítica, é possível ter uma visão completa das características do outsourcing.
As informações desse post foram úteis para seu negócio? Quer mais dicas? Assine nossa newsletter e fique sempre atualizado!
Se precisar de uma avaliação de TI, ligue para 31 3441-6820 ou envie e-mail para suporte@inforrede.com.br

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO