Infraestrutura de TI moderna, a base para a Transformação Digital

post_timoderna

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Não há como falarmos em Transformação Digital sem pensarmos em uma infraestrutura de TI moderna, pois ela é a base para este processo tecnológico que as empresas estão vivenciando.

Uma infraestrutura de TI, composta por milhares de cabos, conectores, hardwares e softwares, além de ter a missão de gerir os canais de comunicação para o tráfego de dados, voz e imagem das empresas, também são os meios pelos quais esta transformação começa.

Com base nesta infraestrutura, muitas organizações estão aumentando seu desempenho ao processarem informações com o auxílio de algoritmos e do uso da Inteligência Artificial, garantindo assim, uma melhor interpretação das informações de mercado, e consequentemente, melhores resultados.

Portanto, no artigo de hoje veremos por que uma infraestrutura de TI moderna é aquela que deve estar alinhada com as demandas tecnológicas atuais, exigindo tanto da infraestrutura, quanto dos profissionais de TI, um novo posicionamento.

O que é Transformação Digital?

 

Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo que inunda o público-alvo das organizações com informações e desinformações, as empresas são constantemente desafiadas a buscarem soluções para poderem extrair dados precisos deste cenário, e assim, desenvolverem produtos que supram as reais necessidades de seu público.

Surge então a Transformação Digital, um processo no qual as empresas se utilizam do que há de mais tecnológico na atualidade, para aumentarem sua produtividade e resultados.

Este processo começa com a captação de informações que passam por metodologias de análise de dados, através de Big Data, Business Intelligence, People Analitcs, entre outros.

Além de melhores resultados financeiros almejados para o negócio com a Transformação Digital, existem também os objetivos estratégicos que são a base para a boa performance da empresa, como: melhoria da eficiência dos processos internos, melhoria da experiência do cliente, aumento da inovação tecnológica na organização e geração de valor e vantagem competitiva para a empresa.

Por que manter uma Infraestrutura de TI moderna

 

Uma infraestrutura de TI moderna, além de ser fundamental para o desempenho e produtividade das equipes de trabalho das organizações, também é a base para o processo de transformação Digital da empresa.

Isso permite que a empresa esteja preparada para operar de forma mais rápida, seja na comunicação interna/externa, integração dos setores, processamento de dados, acesso as informações, automação da produção, entre outras.

Esta infraestrutura precisa ser capaz de receber os milhares de dados que serão obtidos ou inseridos, e conseguir processá-los de forma ágil, pois são tão numerosos, que um sistema tradicional de processamento de dados não conseguiria executá-lo.

Portanto, manter uma infraestrutura modernizada, permite que o sistema utilize algoritmos e softwares de aprendizagem de alta performance, compilando e extraindo informações essenciais para ações estratégicas da empresa.

O papel da equipe de TI

 

Sendo os sistemas de informação e comunicação das empresas a parte mais vital de qualquer negócio, é muito importante que ele opere sem problemas de funcionamento.

Uma das maneiras de minimizar qualquer obstáculo neste processo, é ter uma equipe de TI sempre atualizada, para além de monitorar o sistema periodicamente, realizar atualizações e manutenções preventivas, e assim, evitar lentidão e falhas no sistema.

No entanto, as empresas nem sempre possuem em seu quadro de colaboradores, profissionais que estejam realmente aptos para determinadas atividades, muitas vezes pelo custo dos cursos.

Neste caso, é importante e interessante para a empresa investir nestes profissionais, que por sua vez, vão reverter os conhecimentos adquiridos com os cursos, em benefícios tecnológicos para a empresa.

Outra solução para as empresas é o Outsourcing de TI, onde a organização contrata uma empresa especializada para cuidar de todo o setor de TI, dando todo suporte, manutenção e constantes atualizações do sistema, deixando-o sempre moderno.

Portanto, para iniciar a transformação digital, toda empresa depende de uma infraestrutura de ponta, ou seja, uma infraestrutura de TI moderna e uma equipe atualizada.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO