fbpx

Projeto de telecom: Importância e benefícios para a comunicação empresarial

post_projetotelecom

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O projeto de telecom, dentro das atribuições da Engenharia de Telecomunicações, é a responsável por projetar com perícia técnica toda estrutura dos sistemas de telecomunicação, conforme as necessidades de suas operações.

Se tratando de estruturas internas e externas de comunicação em uma edificação para uma organização, por exemplo, seu planejamento é indispensável para o bom resultado na transmissão dos dados de voz, internet, mídias, vídeos e telefonia.

Então, da mesma forma que para uma nova edificação, onde se desenvolve os projetos de elétrica, hidráulica e outros, é indispensável também o desenvolvimento de um projeto de telecom.

 

Os benefícios do projeto de telecom

 

Um bom projeto de telecom traz vários benefícios, como, por exemplo, mais robustez ao conjunto de cabeamento estruturado e, automaticamente, mais estabilidade para todo sistema.

Outro benefício, é a implantação de sistemas e equipamentos adequados e ideais conforme as demandas da organização, evitando faltas ou sobras de materiais, impedindo assim, gastos desnecessários.

O projeto é pensado, inclusive, para prever a introdução de novas tecnologias que poderão ser incorporadas no futuro aos sistemas, assim como em suas estruturas de distribuição.

Desta forma, um erro fatal para uma empresa ou qualquer outro tipo de organização, seria deixar de pensar no projeto desta área que, necessita de um sistema de comunicação eficiente para suas operações.

 

Menores custos de implantação

 

Para se ter uma ideia, o custo da implantação de um sistema de telecomunicação para uma edificação onde não foi realizado um projeto de telecom, sai mais alto do que um que foi projetado anteriormente.

Isso acontece porque são necessárias muitas alterações estruturais na edificação, para instalação das eletrocalhas, eletrodutos, canaletas e caixas de distribuição, para a passagem do cabeamento de transmissão.

Neste contexto, o desenvolvimento de um bom projeto de telecomunicação, além de evitar maiores gastos e dar mais solidez ao sistema, garante um tráfego mais rápido e menos suscetível a falhas.

Isso porque um projeto de engenharia telecom, permite a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para a rede de dados, com o objetivo de tornar a infraestrutura de cabos autônoma, independente do tipo de aplicação e de layout do escritório.

Com isso, aumenta-se a eficiência na execução da ligação à rede de servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores.

Portanto, não há dúvidas que um bom projeto de telecom, faz a diferença no dia a dia de trabalho de qualquer organização, uma vez que, precisamos cada vez mais dos meios digitais de comunicação no cumprimento de nossos trabalhos.

Equipe Inforrede.

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO