Proteção de dados: ações reforçam a segurança de rede das empresas

post_protecao

Compartilhe:

A proteção de dados das organizações nunca foi tão necessária como hoje em dia, principalmente após o início da pandemia, que obrigou milhares de empresas a ramificar os pontos de acesso de seus sistemas por causa do home office de seus colaboradores.

Para se ter uma ideia, desde 2020, o número de ataques hackers subiu acima da média, com o Brasil registrando um aumento de 31% em 2021, em comparação com o ano anterior, o que mostra como este problema tem crescido e prejudicado muitas empresas.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre algumas ações que o setor de TI de algumas empresas tem adotado para reforçar a segurança e aumentar a proteção dados destas organizações.

Implementação dos sistemas autônomos

 

Conforme as empresas vão expandindo seus negócios, é importante planejar um modelo de programação que seja capaz de somar-se a este crescimento.

Por este motivo, os sistemas autônomos se tornaram necessários para alcançar este objetivo, ou seja, softwares auto gerenciados capazes de gerenciarem uma infraestrutura que se molda ao ambiente da empresa, com previsão de crescimento.

Isso significa seguir o sentido contrário do que se pratica hoje, ou seja, utilizar os sistemas autônomos para se ajustar ao tamanho e as peculiaridades do negócio de forma dinâmica.

Plataformas nativas na nuvem

 

As plataformas nativas em nuvem se tornaram uma tendência, tendo sido implementada por muitas empresas de dois anos para cá, acompanhando o modelo da empresa distribuída, nas organizações que migraram para as plataformas em nuvem.

Ao usarem os principais recursos da computação em nuvem, a empresa passa a ter a sua disposição as principais soluções escaláveis e elásticas para a área de TI.

O aumento da mobilidade no uso por meio da internet, é um dos vários benefícios que a plataforma nativa na nuvem proporciona à empresa para a realização dos trabalhos, uma tendência que atende às novas demandas do mercado.

Solução VPN para os colaboradores em Home office

 

O sistema Net Private Virtual, ou VPN, sigla em inglês para Rede Privada Virtual, é um recurso que permite o acesso privado dos colaboradores aos sistemas da empresa, com maior segurança.

Este sistema é ideal para as organizações que estão operando home office, pois cria uma rede exclusiva para alguns dispositivos terem acesso aos sistemas da empresa com segurança de ponta a ponta.

O acesso via VPN pelo colaborador aos sistemas da empresa, garante uma conectividade confiável, assegurando a continuidade operacional dos serviços, protegendo as informações trocadas entre eles.

Apesar do sistema ter se popularizado nos últimos meses devido ao isolamento social, esta tecnologia é utilizada há muito tempo por muitas empresas, para garantir conexões seguras entre a sede e suas filiais e também para os executivos que estão sempre viajando.

Treinamento dos colaboradores

 

A falta de treinamento e da conscientização dos colaboradores que possuem acesso ao sistema, é uma falha grave para a implementação de uma segurança digital eficiente na empresa.

O desconhecimento dos colaboradores dos padrões estabelecidos pela política de segurança digital, são fundamentais para estabelecer uma cultura sistemática no cumprimento desta segurança

Quer saber mais sobre como melhorar a proteção de dados da sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo, e converse com nossos especialistas.

A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência em TI, atendendo empresas do setor público e privado em todo o Brasil.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO