Qual a importância do controle de acesso aos dados da minha empresa?

Qual-a-importância-do-controle-de-acesso-aos-dados-da-minha-empresa

Compartilhe:

Atualmente, a maioria dos colaboradores utilizam a internet da empresa para manterem suas conexões pessoais, seja por meio de aplicativos ou sites de redes sociais. Para que isso não provoque uma interferência negativa em suas atividades no trabalho e nem deixe a rede corporativa vulnerável a ataques, é importante implementar o controle de acesso.
Você tem esse problema na empresa e não sabe como resolver? Então, continue a leitura e veja como é importante fazer o controle de acesso para proteger a organização, seus clientes e fornecedores (que têm as suas informações preservadas).

A importância do controle de acesso para as empresas

Muitos colaboradores, por terem a internet liberada no trabalho, acabam fazendo um mau uso dessa ferramenta. E, quando a empresa não tem um controle de políticas de acesso à internet, vários deles acabam acessando redes sociais e respondendo e-mails pessoais no horário de trabalho, por exemplo.
Isso afeta diretamente na produtividade, pois o empregado acaba procrastinando e demora mais a entregar as suas tarefas, o que é totalmente indesejável para a empresa.
Além disso, é necessário também que seja realizado o controle de acesso físico na organização. Uma sala que contém data centers ou arquivos impressos de caráter sigiloso, por exemplo, são locais que não podem ter passe livre para todos os colaboradores. As informações e dados sigilosos da empresa só devem ser acessados por usuários privilegiados, cada um com sua respectiva senha de acesso, para evitar o vazamento e roubo de informações confidenciais.
Por isso, é importante garantir a segurança desses locais por meio de acesso eletrônico, para que apenas pessoas autorizadas possam ter acesso a esses dados.

Vantagens do controle de acesso aos dados da empresa

1. Maior foco nas atividades laborais
Com o controle de acesso, os colaboradores passam a ter um determinado horário para se conectarem livremente à internet (como no horário de almoço, por exemplo). Assim, eles não perdem o foco e conseguem se concentrar melhor em suas atividades laborais.
Isso afeta a produtividade do funcionário que, sem acessar a internet o tempo todo, mantém a sua atenção no trabalho, apresenta resultados mais satisfatórios e não deixa tarefas para depois, o que se traduz em uma maior rapidez e qualidade na entrega dos trabalhos. Sem distrações, menores são as chances de falha.
2. Maior desempenho dos sistemas e computadores
Com o controle de acesso, a internet corporativa fica menos carregada, deixando servidores, sistemas e computadores mais leves e prontos para serem utilizados pelos funcionários que realmente dependem da conexão para realizar as suas tarefas, com excelência e sem lentidão.
3. Maior segurança com o controle de acesso
Com o controle de acesso físico, apenas pessoas autorizadas podem entrar nos locais onde ficam alocados arquivos e informações sigilosas da empresa. Assim, os dados da organização ficam mais seguros e só são acessados por pessoas identificadas, autorizadas e com senha para tal.
Dessa forma, a empresa fica respaldada contra pessoas mal-intencionadas, colaboradores que trabalham juntamente com concorrentes, espionagem, entre outros.
4. Monitoramento e informações sobre a navegação
Um benefício significativo do controle de acesso é a possibilidade do monitoramento da navegação e das informações relacionadas às atividades de cada usuário da internet corporativa.
Nesse ponto, o monitoramento é essencial para que o gestor possa verificar e avaliar o comprometimento e a responsabilidade de cada funcionário com a empresa e suas atividades. E, no caso de haver qualquer tipo de violação à política de uso de dados da organização, o monitoramento será uma ferramenta importante para justificar as penalidades cabíveis ao funcionário.
Os benefícios do controle de acesso são inúmeros para as empresas. Mas, o importante é compreender que cada uma dessas medidas protege o dono da empresa, gestores, colaboradores, clientes e fornecedores, que ganham em sigilo de informações, profissionalismo e produtividade. Todos saem ganhando!
Gostou do artigo de hoje? Quer ficar por dentro de novos conteúdos iguais a este? Então, siga a nossa página no Facebook e fique sempre bem informado!

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO