Refresh Tecnológico: porque ele é tão importante para sua empresa

post_update

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O refresh tecnológico é a atualização periódica dos dispositivos que compõem toda a infraestrutura de TI de uma empresa, que pode acontecer seja para substituição de dispositivos, instalação de novos softwares e reestruturação do sistema.

Assim como de tempos em tempos trocamos de aparelhos celulares por causa da chegada de uma nova tecnologia, defeitos, ou simplesmente porque sua vida útil já está chegando ao fim, da mesma forma é necessário atualizar os componentes que integram os sistemas de TI das empresas.

No artigo de hoje, mostraremos por que o refresh tecnológico é a solução para impedir a obsolescência do sistema de informação, comunicação e transmissão de dados, evitando assim, maiores prejuízos à organização.

Problemas causados pela falta do refresh tecnológico

Na gestão

 

Quando falamos da infraestrutura de TI de uma empresa, também estamos falando de um pilar fundamental para seu funcionamento, pois é por meio deste sistema que a empresa gerencia todas as demais áreas.

Assim, operar com um sistema defasado tecnologicamente, pode comprometer a gestão da empresa, uma vez que o sistema está propenso à lentidão, erros e instabilidades na transmissão de informações entre seus setores.

Na segurança

 

A importância da atualização tecnológica fica ainda mais evidente, quando falamos de segurança. Isso porque, quanto mais novos os equipamentos, mais seguros são devidas as novas atualizações, que muitas vezes já não estão presentes nas versões anteriores.

Portanto, na prática quando uma empresa mantém sua infraestrutura de TI desatualizada, ela está mantendo também brechas na segurança do sistema, colocando em risco todas as suas informações.

Na produtividade

 

Manter equipamentos, softwares e hardwares obsoletos operando no sistema, é um erro gravíssimo, que além de influenciar na produtividade diária dos colaboradores, pode prejudicar nos resultados do negócio.

A produtividade das equipes é garantida pela confiança no bom funcionamento tanto do software instalado, quanto do sistema, ou seja, a capacidade conjunta de processamento, que podem aumentar ou reduzir o tempo de execução das tarefas diárias.

Na manutenção

 

Com a descontinuidade do suporte às versões mais antigas de softwares ou hardwares pelos fabricantes, a manutenção para estes tipos de sistemas torna-se também mais caro, exigindo maior tempo para solução de problemas da equipe técnica.

Como saber se minha empresa precisa de um refresh tecnológico?

 

Todo equipamento que compõe o sistema de informação, possui um ciclo de vida, portanto, a equipe de TI, ou a empresa contratada para gerenciar o setor de TI de sua empresa, serviço também conhecido como “outsourcing de TI”, deve conhecer bem tempo de vida útil de cada componente.

Contudo, se sua empresa ainda não possui equipe interna ou terceirizada para cuidar exclusivamente do setor de TI, observe sinais como, sistema muito lento, ocorrência de erros constantemente e aumento da conta de energia.

Crescimento da empresa

 

Outro fato que demanda a atualização tecnológica, está ligado ao crescimento da empresa, com a instalação de novos maquinários de produção e, automaticamente, novos softwares que também exigem computadores mais robustos.

O mesmo acontece no setor administrativo e suas ramificações como, RH, financeiro, vendas dentre outros, que vão aumentando o número de colaboradores e, consequentemente, mais computadores são ligados ao sistema.

Capacidade de armazenamento

 

A capacidade de armazenamento das empresas hoje, é um ativo muito importante para sua atuação estratégica. Portanto, problemas de armazenamento de dados, ou baixa capacidade de armazenamento, também são um sinal de que o sistema precisa de atualizações.

Ao contratar um serviço de refresh tecnológico, a empresa pode optar por implementar um Data Center moderno, ou contratar o serviço de Cloud Computing (computação em nuvem), conforme suas necessidades específicas, para armazenamento de seus dados.

Incompatibilidade de equipamentos

 

Com a falta da atualização tecnológica, começam também a acontecer as incompatibilidades dos equipamentos antigos, com os de tecnologias mais novas.

Esta incompatibilidade impede que o sistema opere com sua capacidade total, já que alguns componentes não possuem tecnologias compatíveis.

Custos elevados de energia

 

Os custos elevados de energia são outro sinal de que sua infraestrutura de TI está defasada e precisa de um refresh tecnológico.

Isso acontece porque os equipamentos mais antigos vão ficando sobrecarregados, e começam a consumirem energia elétrica muito acima da média do que equipamentos novos, que, inclusive, são mais eficientes no seu consumo, além de serem ecologicamente sustentáveis.

Se algum destes sinais lhe são familiares, pode ser o momento de um refresh tecnológico na sua empresa. A Inforrede tem mais de 20 anos de experiência em manutenção, atualizações e serviços de outsourcing para todos os tipos de empresas.

Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento ao cliente, e saiba como nossas soluções podem ajudar sua empresa.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Notícias

VAGA PARA TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Venha fazer parte da equipe Inforrede! Requisitos: * Experiência como técnico em informática. * Experiência em atendimento ao cliente. * Experiência em manutenção de computadores

Leia +
Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO