O setor de TI tem crescimento acima da média em 2021, ao contrário de outros setores no país, que cederam à pandemia, registrando alta de 5,6%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Diferente de algumas áreas fortes da economia, que normalmente puxam o Produto Interno Bruto (PIB) do país para cima, como é o caso dos automóveis, eletro e eletrônicos que tiveram menor desempenho econômico este ano, o setor de TI se destacou de forma considerável.
O carro chefe que contribuiu para o setor de Ti ter crescimento acima da média, foram as atividades de informação e comunicação que compõem o setor de TI no PIB do país.
Para se ter uma ideia desta diferença, no mês de junho a atividade dos serviços de TI estavam 27,8% acima da média no mesmo período que antecedeu a pandemia, e veio mantendo esta média nos meses subsequentes em relação aos registrados nos anos anteriores.
Este fato acabou contribuindo para outros resultados positivos, como foi o caso da abertura de 107 mil novos postos de trabalho na área, conforme dados divulgados pela associação do setor de TI no Brasil, Brasscom.
Segundo especialistas da área, a alta do segmento está diretamente ligada a necessidade das empresas se adequarem ao trabalho remoto de seus colaboradores, levando estas organizações a gastarem mais com tecnologia.
Seguindo a tendência para 2022, as previsões mostram que grande parte do empresariado brasileiro pretende investir mais em tecnologia, para que seus negócios possam se manter aptos e competitivos no novo modelo de mercado.
Equipe de comunicação Inforrede