fbpx

Sistema de energia solar: como funciona e quais são suas vantagens

post_funcsolar

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Nos últimos 2 anos, houve um aumento de 28% no número de instalações de sistemas de energia solar no Brasil, tirando o país da 20ª posição do ranking mundial, para a 16ª posição, com a produção de 5.531 MW (Megawatts) de energia, no ano de 2020.

A utilização deste sistema tem se tornado cada vez mais comum em centros urbanos e em áreas rurais, isso porque o sistema vem sendo cada vez mais desejado pelos benefícios econômicos, preservação do meio ambiente e como a solução ideal para os locais mais afastados das cidades, que não possuem fornecimento de energia pelas companhias de distribuição.

Mas você sabe como funciona um sistema de energia solar? Se não, neste artigo iremos mostrar seu funcionamento e quais as vantagens de utilizar esta tecnologia, que está revolucionando a geração de energia em todo o mundo.

Sol, uma fonte inesgotável de energia

 

O sol é uma fonte inesgotável de energia, e está disponível gratuitamente para todos no planeta. Para se ter uma ideia, ele produz 4 milhões de vezes mais energia em um dia, do que consumimos em todo planeta em um ano.

Então, porque não aproveitar esta ilimitada fonte de energia, já que possuímos a tecnologia para captá-la, principalmente em nosso país, onde temos sol durante todas as estações do ano.

Como é produzida a energia solar

 

A energia fotovoltaica, conhecida popularmente como energia solar, é obtida pela irradiação do sol sobre um conjunto de placas solares, composta de silício em seu interior. O silício é um tipo de mineral de cor metálica constituído de átomos minúsculos.

A composição química do silício, que recebe um tratamento de dopagem antes de serem inseridos nas placas, lhe dá a capacidade de absorção e transformação da luz recebida pelo sol.

Funcionando como uma usina de força, o silício consegue transformar a luz irradiada pelo sol sobre as placas em elétrons, ou seja, energia elétrica.

Após produzirem a energia, as placas, que podem ou não estarem acopladas a baterias para armazenamento da energia gerada durante o dia, conseguem alimentar completamente toda a edificação onde está instalada.

Produção e venda de energia

 

O sistema de energia solar, além de produzir eletricidade para a edificação onde está instalado, pode também repassar a eletricidade produzida para as concessionárias de energia e conseguir um bom desconto na conta.

Para se ter uma ideia, com este recurso, a economia no consumo da conta de energia pode chegar até 95%, permitindo que em pouco tempo o valor investido para aquisição do sistema, seja completamente recuperado com a economia.

Onde o sistema de energia solar pode ser instalado

 

O sistema é simples e pode ser instalado em casas, edifícios e indústrias, desde que a rede elétrica do local esteja em boas condições. Se assim estiver, a própria rede elétrica da edificação será utilizada para captar e distribuir a energia produzida.

Outros motivos que vem contribuindo com o crescimento do número de instalações aqui no Brasil, são a redução dos custos dos equipamentos e a facilidade de financiamento, que podem chegar a mais de 5 anos de prazo de pagamento, com parcelas que acabam, na prática, sendo substituídas pelas contas de energia.

A Inforrede é especialista em desenvolvimento de projetos e instalações fotovoltaicas. Entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento ao cliente para agendarmos uma apresentação, onde daremos mais informações sobre o sistema.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO