Softwares: conheça os benefícios do uso licenciado

post_licenciado

Compartilhe:

Não dá para negar o quanto os softwares facilitaram nossas vidas nas últimas décadas. Desde que começamos a utilizar os PC’s (Personal Computer), nos acostumamos com os softwares de sistemas operacionais, produtividade, gerenciamentos, desenvolvimento de projetos e tantos outros.

Mas quando se fala na aquisição de um software, muitos pensam apenas no custo, e esquecem-se dos benefícios, e acabam optando por uma versão “pirateada” para seus computadores,

Esta opção, além de ser crime previsto no art. 12 da lei 9.609/1998, que protege a propriedade intelectual de programa de computador (conhecida como Lei do Software) que prevê graves consequências como, multa de até 10 vezes o valor do software original, compromete a segurança de todo o sistema de informação de uma organização.

Contudo, o que muitos não sabem é que, em contrapartida, a aquisição licenciada de um software traz inúmeras vantagens para a organização, proporcionando ótimo custo/benefício. É o que veremos a seguir.

Desempenho do Software

 

O primeiro benefício que podemos listar, vêm por meio das atualizações que o fabricante disponibiliza para melhorar o funcionamento do software, seja por questões de segurança, aperfeiçoamentos, ou mesmo correção de falhas.

As atualizações são sempre bem vindas, principalmente porque sempre há uma melhora no desempenho do software, ou seja, a capacidade de processar os comandos do usuário com maior velocidade.

As atualizações que promovem esta melhoria costumam serem as mais aguardadas, pois são as que minimizam o tempo na execução das tarefas, no dia a dia de trabalho.

Segurança: software seguro, informações mais seguras

 

Ao trabalhar com um software licenciado, uma empresa está reduzindo para quase zero as chances de perderem documentos, ou seja, informações que costumam ser vitais para o seu funcionamento.

Por meio das atualizações, o software mantém o bom funcionamento das aplicações e funções, diminuindo ao máximo o índice de arquivos corrompidos, bugs ou falhas, eliminando a indisponibilidade de seu uso.

Software licenciado é igual maior produtividade

 

A produtividade é outro ponto que dá ao software licenciado uma larga vantagem sobre os não licenciados, garantindo maior rendimento da equipe de trabalho.

Esta vantagem vem periodicamente com a adição de novas ferramentas que costumam facilitar o trabalho do usuário, promovendo mais agilidade no desempenho de suas atividades diárias.

Mas acima de tudo, a produtividade é garantida pela confiança no bom funcionamento do software, por reunir características já citadas como: desempenho do programa e segurança das informações inseridas nele.

Como podemos ver, uma empresa que não possui softwares licenciados, já está perdendo até aqui em pelo menos três pontos: inovação, segurança e produtividade.

Riscos dos softwares não licenciados

 

Vulnerabilidade

 

Sem dúvida a vulnerabilidade é um dos principais pontos quando falamos de softwares não licenciados. Isso porque, como já falado, por meio das atualizações os fabricantes estão sempre melhorando as defesas contra ameaças virtuais.

Quando o software não oferece defesas contra vírus e spywares, o sistema fica vulnerável e propenso a ser invadido por hackers e terem todos os seus dados roubados.

Além disso, o sistema pode apresentar falhas de funcionamento, lentidão e até perder a conexão com os equipamentos, por exemplo, promovendo a interrupção da fabricação.

Tipos de licenças

 

Em tempos de alta tecnologia e computação em nuvem, muitas opções têm sido oferecidas pelos fabricantes de softwares, para diversos setores.

Vamos citar como exemplo a Microsoft, velha conhecida dos usuários de computadores. A gigante americana dos softwares que, além de possuir inúmeros tipos de programas, sempre se manteve atualizada nesta questão.

E nos dias de hoje, possui várias alternativas para todos os tipos de usuários, seja pessoa física ou empresas com muitos, ou poucos trabalhadores. Ela possui planos de contratação e assinaturas, que se adequam as necessidades dos clientes.

Em junho de 2011, a Microsoft lançou o Office 365, (hoje Microsoft 365) uma versão online por assinatura da famosa suíte Microsoft Office, focando no trabalho colaborativo simultâneo.

O interessante é que o software não precisa ser instalado como era antigamente, embora também exista a versão instalada para aqueles que assim preferem.

Mas a versão Microsoft 365 se baseia na nuvem, com todos os dados ficando salvos por lá, permitindo, por exemplo, que uma equipe de trabalho acesse um mesmo documento de qualquer lugar e ao mesmo tempo.

Algumas opções de licenciamentos oferecidas pela Microsoft, são:

• Full Packaged Product (FPP) – disponíveis em revendedores da Microsoft e indicado para empresas que possuem até cinco dispositivos na infraestrutura de TI;

• Original Equipment Manufacturer (OEM) – essa licença é instalada em apenas uma máquina. Algumas já vem pré-instaladas no computador, como o pacote Office. Também indicada para pequenas empresas com poucas máquinas;

• Open License – ideal para médias e grandes empresas. Esse modelo permite um único pagamento e o direito perpétuo de uso. Para atualizá-la, o usuário precisa adquirir o software assurance e renová-lo bienalmente;

• Open Value – também indicada para pequenas e grandes empresas. Uma vantagem dessa licença é o pacote de benefícios que inclui atualizações e suporte técnico. O pagamento pode ser à vista ou em parcelas anuais;

• Enterprise Agreement – feito para organizações com um número superior a 500 computadores e que desejam padronizar as ferramentos do ambiente de trabalho. A sua validade é de três anos;

• Microsoft Products and Services Agreement – as empresas com mais de 250 computadores, tem acesso a essa licença que possibilita a aquisição de vários produtos e serviços em um único contrato.

Para saber mais sobre as licenças, entre em contato com nossa equipe especializada em produtos Microsoft. Será um prazer poder atendê-lo!

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO