fbpx

Data Center, tecnologia para sua empresa crescer segura

data_center

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você já se perguntou por que uma empresa precisa de um Data Center? Como o próprio título diz, porque ele é uma tecnologia para sua empresa crescer segura. Vamos enteder mais sobre isso?

Quando uma microempresa surge, normalmente no início de suas atividades são utilizados computadores comuns para realizarem os serviços de armazenamento de dados e softwares de gerenciamento de suas informações.

Com o decorrer do tempo, conforme o crescimento e evolução da empresa, vai ficando claro para os administradores a necessidade de uma gestão profissional, e isso implica no estabelecimento de um CPD (Centro de Processamento de Dados), ou seja, a implantação de um Data Center.

O papel do Data Center

Além de ser uma tecnologia para sua empresa crescer segura, o Data Center tem função de gerenciar, armazenar e transmitir os dados e informações da empresa com segurança e rapidez, evitando que estas informações sejam perdidas ou roubadas.

A atividade de armazenar e gerenciar os dados de uma empresa, faz do Data Center um local especial que deve ser muito bem protegido e organizado, com acesso restrito, controle e rotina de backups, rede elétrica estabilizada, refrigeração adequada, dentre outros.

Obviamente, este departamento da empresa exige também a gestão por alguém especializado para operá-lo, que é o profissional de TI (Tecnologia da Informação), que realiza todo trabalho de suporte, manutenção e atualizações que forem necessárias ao seu funcionamento.

Cuidados com o Data Center

É muito importante estar atento quanto a vitalidade da estrutura do Data Center, pois ele é o cérebro da empresa que armazena e gerencia todas informações essenciais para seu funcionamento, algumas delas inclusive, sigilosas.

Outro ponto a ser observado, é o aprimoramento  contínuo do profissional de TI, para que os sistemas da empresa estejam sempre atualizados e protegidos com o que há de mais avançado na tecnologia da informação.

Parece ser óbvio um profissional da área TI estar atualizado, mas, em muitos casos, o surgimento de problemas em um data Center acontece por este motivo. Portanto, a terceirização (outsourcing) passa a ser uma boa opção para aquelas empresas que preferem não se preocuparem com estas questões.

Hoje em dia, a opção de poder terceirizar a gestão do TI e de todo o CPD, oferecem as empresas vantagens como: Custo/benefício, alta qualidade operacional, rapidez na solução de problemas, mão de obra sempre atualizada, experiência e confiança.

A importância de um Data Center moderno

A evolução dos hardwares e softwares dos Data Centers de 20 anos para cá, muito contribuíram para o crescimento gerencial e estratégico das empresas, o que nos mostra quão importante é esta estrutura, e a necessidade de estar sempre em busca de atualizações e inovações.

Contudo, por causa do aumento da demanda e da velocidade trazida pelas novas tecnologias, estas estruturas precisam ser ainda mais robustas, para suportarem a rapidez das transmissões de dados.

Esse aumento, está deixando claro a deficiência dos Data Centers e dos cabeamentos estruturados antigos de muitas empresas, indicando claramente a necessidade de uma atualização e modernização de suas estruturas.

A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência em TI, e conta com uma equipe altamente qualificada para implantação, manutenção ou gestão do Data Center, Cabeamento estruturado e de toda parte de TI de sua empresa.

Entre em contato conosco através de um de nossos canais, e lhe daremos todas informações sobre nossos serviços.

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO