TI: conheça os problemas mais comuns enfrentados pelo setor

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O dia a dia do TI, ou seja, do setor responsável pelo recebimento, processamento e armazenamento de todos os dados  da empresa, e da difusão das informações, enfrentam muitos problemas, que embora sejam comuns, costumam gerar muitas dores de cabeça para a equipe técnica de TI.

Isso porque o setor de TI funciona literalmente como o cérebro da organização distribuindo as informações para os demais setores, e o surgimento de problemas, pode impactar o trabalho de outros colaboradores envolvidos na empresa.

Assim, no artigo de hoje vamos mostrar alguns dos motivos que mais geram gargalos e costumam ocasionar erros ou falhas no sistema, prejudicando a produtividade das equipes de trabalho.

Falhas nos softwares

 

Os softwares estão presentes em praticamente todas as esferas de trabalhos, e em alguns casos, uma falha torna a realização de algumas atividades impossível de serem realizadas.

Desta forma impedir que isso aconteça, é uma das missões da equipe de Ti, que precisa sempre estar atenta as atualizações destes softwares, o que ajuda a impedir lentidões, ou em casos de falhas, situações piores como perda de dados e informações.

Outro ponto importante neste contexto também, é sempre utilizar softwares autênticos e licenciados para a sua empresa, pois, além de poder serem atualizados sem problemas, está livre implicações judiciais por terem autorizações de uso pela empresa desenvolvedora.

Falhas nos hardwares

 

Os hardwares, que são as partes físicas dos computadores do sistema de informação da empresa, assim como os softwares, costumam dar um trabalhinho para a equipe técnica de vez em quando.

Os motivos podem ser variados, como equipamentos com desgaste ou tempo de uso avançado, e em alguns casos também a falta de atualização do software deste hardware.

Para evitar esse tipo de problema, é recomendado realizar a manutenção preventiva e a atualização periódica dos hardwares da empresa, inclusive observando o tempo de vida útil recomendado pela fábrica.

Segurança digital

 

Atualmente a segurança digital tem sido um dos grandes desafios das equipes de TI, e não poderia ser diferente, pois nos sistemas de informação da empresa estão contidas informações essenciais para seu funcionamento.

Embora os cuidados com a proteção dos dados da empresa seja uma constante do setor, falhas de segurança costumam acontecer e podem ocasionar problemas como acessos internos não autorizados e até roubo de dados por criminosos.

O que a equipe de TI precisa ficar de olho sempre é na utilização de firewalls e suas atualizações, para evitar este tipo de transtorno e minimizar as chances de ataques virtuais à empresa.

Neste sentido, os serviços de monitoramento ajudam a melhorar a estrutura do programa utilizado, realizando buscas de falhas. Outra opção interessante para ajudar na segurança dos dados, é o sistema de criptografia avançada.

Perda de dados

 

A perda de dados é algo que pode ser ocasionado por diversos fatores, como problemas de computadores com defeito, softwares com vírus e ligações do cabeamento defeituosas.

O ideal para prevenção geral contra a perda de dados está no velho e bom backup dos sistemas, que já foi pauta de nossos artigos aqui em nosso blog. Portanto, investir em rotinas de backup pode ser a solução ideal quando situações como essas acontecem.

Suporte técnico

 

Possuir uma equipe de suporte técnico profissional é um investimento indispensável para toda empresa que entende que o setor de TI é a base para o funcionamento das demais áreas da organização.

Assim, ter uma equipe pronta para antever e solucionar quaisquer problemas antes que eles aconteçam, ou então, logo que aconteçam, é de suma importância para que os demais colaboradores realizem seus trabalhos sem maiores contratempos.

Neste sentido, as opções para a empresa podem ser possuir uma equipe de técnicos locais, ou terceirizar estes serviços contratando uma empresa especializada, de modo que ela acompanhe todos os desdobramentos da empresa cliente, monitorando de forma online todo o sistema de informação.

Para compreender melhor como funciona esta opção, também chamada de Outsourcing, confira neste link o artigo que mostra as vantagens da terceirização de uma equipe técnica especializada em TI.

Se deseja ter mais informações sobre este e outros assuntos de TI para sua empresa, entre em contato conosco, a Inforrede possui 23 anos de experiência na área de TI, com diversas soluções e serviços.

Equipe de comunicação Inforrede

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