Ti Híbrida: o que é e quais os benefícios deste modelo de gestão

post_hibrida

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Desde a Revolução Industrial, onde alguns processos produtivos deixaram de ser manuais e começaram a se tornar automatizados, gestores e empresários buscam por melhores performances para suas empresas.

A partir de então, as empresas vêm investindo cada vez mais em soluções tecnológicas que lhes proporcionem mais agilidade, flexibilidade e menores custos, não mais apenas na produção, mas em todas as áreas, principalmente, na gestão da informação.

No artigo de hoje, iremos conhecer o que é a TI Híbrida, e quais as vantagens deste modelo de gestão da informação para as empresas, em relação aos outros modelos, como, servidores em nuvem e servidores locais.

O que é um servidor em nuvem?

 

Por anos, as empresas usaram servidores próprios ou locais, para gerirem suas informações. Com o avanço da tecnologia e o aumento da velocidade da internet, há alguns anos surgiram empresas oferecendo serviços de servidores em nuvem, atividade também conhecida como Cloud Computing.

O servidor em nuvem é uma infraestrutura de servidores terceirizados que normalmente estão instalados em outros locais, com capacidade para atender centenas de empresas, realizando a mesma função de um servidor local, mas que são acessados remotamente pela internet.

De forma resumida, a diferença entre um servidor em nuvem e um servidor próprio, está na praticidade do servidor em nuvem não precisar ser mantida pela própria organização, mas pela empresa que oferece o serviço.

Com esta facilidade, a organização contratante do servidor em nuvem, dentre outras vantagens, economiza na contratação de uma equipe de TI mais robusta, além da implementação e manutenção desta infraestrutura.

O que é TI Híbrida?

 

TI Híbrida é o nome que a junção dos dois modelos de tecnologia de servidores recebeu, dando origem à um novo modelo de gerenciamento da informação para as organizações, ou seja, a união do servidor próprio com o servidor em nuvem.

Esta solução surgiu como um recurso desenvolvido pelos especialistas, para suprirem algumas necessidades específicas de trabalho das empresas, que são encontradas em cada um dos modelos de tecnologia. Isto significa, utilizar o que cada modelo tem de melhor.

Vantagens da TI Híbrida

 

Infraestrutura flexível

 

Desde que o Cloud Computing se popularizou e se tornou viável para qualquer tamanho e tipo de negócio, esta tecnologia tem trazido benefícios para as empresas que a utilizam.

Contudo, o servidor próprio também possui ótimos benefícios para as empresas, assim, somando ou combinando estes benefícios, a organização consegue utilizar o que de melhor cada um deles tem a oferecer.

Segurança

 

Infelizmente, tem sido comum ouvirmos notícias sobre provedores em nuvens que foram atacados por Hackers e tiveram informações vazadas ou roubadas. Obviamente, este fato ocorre também nos provedores locais.

Entretanto, no modelo TI Híbrida, os técnicos podem escolher manter as informações mais sensíveis da empresa, com um controle de acesso limitado e mais próximo da equipe de TI, diferente dos grandes provedores em nuvem, onde existem milhares de acessos diferentes aos servidores.

Escalabilidade

 

O modelo de TI Híbrida permite que toda empresa aumente sua capacidade de atendimento as novas demandas de negócios, que promoverão maior volume de processamento e armazenamento de informações, sem maiores interferências no sistema.

Na prática, sua empresa utiliza a nuvem para poder expandir de forma escalável sua capacidade de atendimento as novas demandas, sem ter que aumentar a operação do setor de TI na mesma medida. Mais uma vez, você tem o melhor dos dois modelos.

Rendimento operacional

 

Como sabemos a rotina de uma equipe de TI é intensa, com monitoramentos, backups, atualizações entre outros. Por isso, no modelo de TI Híbrida, a parte operacional do sistema que vai para a nuvem, tira da equipe de TI uma volumosa carga de trabalho que passam a ser realizadas pelos operadores dos servidores em nuvem.

O proveito deste tempo, promove maior rendimento operacional da equipe, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades de planejamento, gerando um ganho estratégico para o setor de TI, e consequentemente, para empresa.

Exigência de profissionais atualizados

 

Para alcançar estes benefícios e torná-los reais em sua empresa, não basta apenas contratar um serviço de servidores em nuvem e esperar que ele trabalhe em harmonia com sua infraestrutura local.

Neste processo, ainda tem um ponto a ser levado em conta, caso a empresa decida utilizar o modelo de TI Híbrida, a capacidade dos profissionais da empresa, para gerenciar em conjunto estes dois modelos de tecnologia.

A TI Híbrida, apesar de popular, pede um conhecimento mais específico de seus profissionais, para garantir o que está sendo feito, sem ocasionar problemas ao sistema e comprometer a produtividade da empresa.

Gostou do conteúdo e gostaria de saber mais sobre a Ti Híbrida? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas, e tire todas as suas dúvidas sobre este modelo de gestão de TI.

A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência na área de TI, tendo prestado serviços para empresas privadas e órgãos governamentais, em vários locais do Brasil.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO