Trabalho remoto: desafio para gestores e equipe de TI

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Com o advento da Covid-19, gestores e líderes em todo mundo buscaram soluções para que o trabalho de suas empresas não parasse. A solução encontrada foi o trabalho remoto.

E mesmo com a redução das restrições sanitárias e o afrouxamento do distanciamento social em várias cidades, muitas empresas decidiram manter o trabalho remoto, ou home office de muitos colaboradores, como padrão de suas atividades.

Contudo, este modelo de trabalho também trouxe novos desafios que fizeram gestores e equipe de TI se desdobrarem para viabilizar a dinâmica do trabalho dos times, de forma que a produtividade não caísse.

Assim, as empresas que não estavam preparadas para esta realidade, ainda estão se adaptando, tanto em suas rotinas e estratégias, como em suas estruturas e sistemas de comunicação, para continuidade do trabalho.

Diante disso, daremos algumas dicas básicas que podem ajudar líderes e gestores a superarem os desafios do trabalho remoto.

Comportamento da liderança diante o trabalho remoto

 

Diferente de algumas empresas que já adotavam o home office como solução para alguns de seus colaboradores e, portanto, não tiveram dificuldades para operarem neste modelo, a grande maioria não estava preparada para esta nova realidade, colocando a liderança de muitas empresas diante de um verdadeiro desafio. Portanto, seguem nossas dicas de ajuda:

1 – Tenha uma comunicação clara e objetiva. Este ponto tem sido a “pedra no sapato” de alguns líderes, pois para eles, nada substitui os “olhos nos olhos” na hora de transmitir um comando.

E com a comunicação acontecendo via vídeos chamadas, mensagens, e-mails e etc. Muitos líderes têm deixado a desejar na hora de se comunicarem com seus liderados, dando margens para entendimentos equivocados.

A solução para este problema é sempre checar com o interlocutor se ele entendeu a mensagem, e se necessário, pedir para que ele repita o que entendeu.

2 – Defina a rotina da equipe. O fato de os colaboradores estarem trabalhando de casa, pode soar para alguns uma falta de rotina. Por isso, é importante que os gestores deixem bem definidos os horários de início do expediente, pausa para almoço e lanche, assim como fim do expediente.

Obviamente, os horários variam de empresa para empresa, mas a ideia é que esta questão, esteja bem definida junto a equipe.

3 – Organização das informações. A terceira dica que podemos dar para estas empresas, começa com a organização da liderança quanto as informações. Neste processo, é importante que o exemplo venha dos próprios líderes da organização.

Nesta situação, onde o trabalho acontece em locais diferentes, é imprescindível que haja uma atualização mais rápida das informações gerenciais, de forma que os gestores e colaboradores estejam sempre alinhados sobre todas as informações concernentes ao trabalho.

4 – Incentive mais o trabalho em equipe. Embora isso já seja uma prática comum para muitos líderes, neste caso onde a equipe não está reunida fisicamente, esta prática precisa ser ainda mais estimulada para suprir a falta do convívio físico, que é extremamente importante para manter vivo o sentimento de pertencimento de cada integrante do time.

5– Reconheça o trabalho. É importante que o líder entenda que é um desafio também para o colaborador trabalhar remotamente. Portanto, não deixe de valorizar as atividades de cada colaborador, mesmo aquelas mais comuns do dia a dia.

Lembre-se sempre, a empresa não é o prédio, computadores e outros utensílios de trabalho, mas são as pessoas que estão ali se dedicando todos os dias em prol de um objetivo.

Equipe de TI e o trabalho remoto

 

O trabalho das equipes de TI passa por todo o processo de funcionamento de uma empresa, pela responsabilidade que ela tem de conectar os seus setores, armazenar e viabilizar o fluxo das informações com segurança, proteger os dados gerenciais contra invasores, além de manter toda esta estrutura funcionando continuamente.

Com a implementação do home office, uma nova demanda surge para o TI, adaptar toda esta estrutura para o trabalho remoto, para os mais diferentes tipos de conexões e equipamentos.

Diante disso, segue as dicas sobre como minimizar problemas de segurança, estabilidade e produtividade da equipe trabalhando remotamente.

1 – Usufrua da tecnologia. Uma das funções da equipe de TI é facilitar o trabalho dos demais colaboradores, no sentido de viabilizar a comunicação e troca de informações entre eles e com as outras áreas ou setores da empresa.

Neste sentido, a tecnologia da informação e os diversos sistemas e softwares trouxeram uma grande facilidade para as organizações, inclusive, para que possamos trabalhar de qualquer lugar.

Por isso, não perca a oportunidade de investir no que existe disponível hoje no mercado, para que sua empresa possa se manter produtiva com o auxílio da tecnologia.

2 – Utilize tecnologia VPN. O sistema de informação e comunicação das empresas são fundamentais para qualquer negócio, por conter em seus bancos de dados informações essenciais para o seu funcionamento.

Ao utilizar o sistema VPN (Virtual Private Net), Rede privada virtual em português, sua empresa dará acesso privado aos colaboradores que se conectam remotamente aos sistemas da empresa.

Este acesso privado gera uma rede exclusiva para cada dispositivo conectado, criando uma transmissão segura de ponta a ponta na troca de informações, ampliando a segurança de todo o sistema.

3 – Disponibilize as melhores ferramentas de trabalho. A Inforrede, representante oficial dos produtos Microsoft, disponibiliza a seus clientes uma linha completa de softwares que irão maximizar a produtividade das equipes que operam em home office.

Os aplicativos e recursos avançados do Microsoft 365, oferecem soluções tecnológicas para as áreas de cyber segurança, comunicação, organização, análise e armazenamento de dados.

4 – Invista no TI de sua empresa. Como já dito, o setor de TI é responsável pelo tráfego de todas as informações da empresa. Portanto, merece uma atenção especial por parte dos gestores.

Quando falamos em investir no TI da empresa, não estamos falando apenas em equipamentos e estruturas físicas, mas também na especialização dos profissionais internos, pelo fato deste setor está em constante desenvolvimento.

Caso sua empresa ainda não possua profissionais internos para gerenciar a estrutura de TI, a dica é terceirizar este serviço pelo ótimo custo/benefício, qualidade operacional e segurança que a empresa contratada oferece, disponibilizando aos seus clientes uma mão de obra sempre atualizada e experiente.

Ao analisar uma empresa, procure saber sobre seu portfólio de prestação de serviços para antigos clientes, antes de fechar um contrato.

A Inforrede possui mais de 20 anos de mercado na gestão de TI, estando sempre atualizada no que há de mais moderno e eficiente, para sua empresa estar sempre à frente quando se trata de tecnologia da informação.

Entre em contato conosco e conheça nossas opções de prestação de serviços. Será um prazer falar com você!

Equipe de comunicação Inforrede

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